Best of Canadá
Além de um primeiro-ministro encantador, o Canadá tem paisagens naturais deslumbrantes, oferta cultural e um povo caloroso. Não é, por isso, de admirar que tenha sido eleito o melhor destino de viagem para 2017 pelo Lonely Planet. Descubra porque deve visitar o país.

Parques nacionais

Lagos
O Canadá é um dos países com as maiores reservas de água doce do mundo. Tem tantos lagos – grandes e pequenos – que dificilmente poderiam ser todos contados. Inserido no Parque Nacional Banff, o lago Louise está rodeado pelo Vale dos Dez Picos e no inverno congela, tornando-se um gigante rinque de patinagem. Também dentro de um parque, na Colúmbia Britânica, os lagos Joffre são, na verdade, três – Lower, Middle e Upper – e estão ligados por um trilho. Cerca de 70 quilómetros separam Vancouver do lago Garibaldi, que se formou quando a lava dos vulcões circundantes bloqueou o vale, criando uma barragem natural. Ocupando mais de 30 mil metros quadrados de extensão, o Grande Lago do Urso é o maior do Canadá e um dos maiores do mundo. Apresenta uma forma irregular, com algumas baías compridas pontuadas por ilhas. O lago Abraham ficou famoso pelo estranho fenómeno natural que ocorre nas suas águas, onde as bolhas de ar ficam presas sob a superfície congelada. Trata-se de metano, um gás altamente inflamável, produzido pelas bactérias da água.
Ilhas

Rodeado por três oceanos (Pacífico, Atlântico e Ártico), o Canadá é composto por mais de 200 mil quilómetros de costa e milhares de ilhas. A do Príncipe Eduardo é uma das dez províncias do país, a menor, tanto em extensão territorial como em população. Procurada pelas praias paradisíacas e pelas deliciosas lagostas, tem o seu próprio parque nacional. Ao largo de Newfoundland, na costa oeste do Canadá, encontramos a Ilha do Fogo, um pequeno retiro para inspiração de artistas (e não só). Visite-a em agosto, para apanhar o Brimstone Head Folk Festival, que se realiza naquele que é conhecido como um dos quatro cantos do mundo. A Ilha de Cabo Bretão faz parte da província da Nova Escócia e recentemente andou à procura de moradores, oferecendo trabalho e um hectare de terreno. A região é rica em belezas naturais, mas tem falta de pessoas. Situada na zona sul da baía de Hudson, a Ilha Akimiski não tem habitantes permanentes, apenas cientistas e funcionários do Santuário de Aves Migratórias, que ocupa metade do seu território.
*Originalmente publicado na edição de abril da Máxima (nº343)

