Londres, pela mão de Amira Casar
Apaixonada por Dickens, a atriz leva-nos numa visita à Londres do escritor inglês, cidade onde viveu em criança.

Os meus restaurantes
THE MODERN PANTRY
“Adoro este restaurante que revisita os clássicos da cozinha inglesa e francesa. Com madeiramentos de época! O que aprecio em particular: os bons pratos tradicionais de domingo, com por exemplo o Yorkshire pudding e o roast. Ou ainda o Scotch egg, um prato bem british, que consiste geralmente num ovo cozido envolvido em carne de salsicha, mas que aqui é chouriço! E nem vos falo do pudim deles que é de cair para o lado!”
St John’s Square, 47-48. www.themodernpantry.co.uk
BYRON HAMBURGERS
“Quando vou à ópera em Covent Garden, vou lá obrigatoriamente comer um hambúrguer. A carne, cozinhada diretamente na grelha, é uma delícia! É certo que é uma cadeia, mas cada sítio é diferente. E, a cereja no topo do bolo, este fica mesmo em frente da casa de Dickens...”
Wellington Street, 33-35. www.byronhamburgers.com
BEIJING DUMPLING
“Imaginem, em plena Chinatown, um local onde se confecionam raviolis mesmo à nossa frente. Não é caro e costumo lá ir pelo menos duas vezes por semana. Aconselho-vos a salada de pepino com alho.”
Para beber um copo
THE SAVOY HOTEL
“Gosto muito ir a este hotel na Strand. O ambiente tranquilo e o estilo Art Déco, adoro. O sítio ideal para o tea time!”
THE ZETTER
“Vou muitas vezes tomar um aperitivo a este hotel de Clerkenwell. Um belo sítio à moda antiga, como uma casa do século XVIII. Faz-me lembrar a arquitetura da época de Dickens...”
St John’s Square. www.thezetter.com
Onde vou às compras
“Não procurem em mais lado nenhum: ali encontramos os melhores Stilton Cheese e uma magnífica seleção de queijos ingleses e franceses. E também, mas tem de se encomendar, uma game pie, iguaria que data do século XVIII e que é uma espécie de tarte de caça deliciosa com um bom copo de borgonha.”
Jermyn Street, 93.
“Para mim, é a melhor loja do mundo para roupa e acessórios! Um local muito espaçoso onde Rei Kawakubo, criadora da Comme des Garçons, apresenta as suas diversas marcas e convida também outros criadores. Entre os meus preferidos estão os vestidos Lanvin, joias e sapatos de Pierre Hardy que eu adoro, mas também de Alaïa. Encontramos também objetos que não existem em mais nenhum lugar.”
Dover Street, 17-18.
“É o meu lugar favorito para prendas. Opto com frequência por magníficas caixas de chá ou por Stilton au Porto acondicionado em boião. Tudo tem uma apresentação maravilhosa e os empregados usam fraque. Elegantíssimo! Este ano têm também uma coleção espetacular em honra do jubileu da rainha.”
ONDE PASSEAR >>
Os meus passeios
CALEDONIAN ROAD
“Aos domingos, quando estou a filmar em Londres, por exemplo, costumo ir dar um passeio a este mercado de artesanato, onde se vendem as mais belas flores de Londres, a muito bom preço. Também lá podemos encontrar pessoas que fazem bolos caseiros para vender e outras que fazem brinquedos artesanais. É um lugar alegre e com muita vida e o parque contíguo é encantador.”
ARTE E CULTURA
Os meus museus
SIR JOHN SOANE’S MUSEUM
“Adoro a casa deste arquiteto humanista, louco pela Grécia Antiga. Ele ia lá fazer escavações e criou com a mulher uma coleção helenística excecional. Tinha também obras de Roma Antiga e do Renascimento. É um museu muito intimista, de gosto requintado, onde se pode sentir a alma deste homem.”
Lincoln’s Inn Fields, 13. www.soane.org
“É um passeio que muito alimentou a minha infância porque está carregado de História e porque eu era totalmente fascinada por decapitações e, portanto, pela guilhotina. Aliás, arrepio-me sempre que lá vou porque diz-se que continua a haver fantasmas que por ali erram. Mas que belíssima arquitetura!”
“Era ali que Churchill – que sempre me fascinou – e os homens de Estado se refugiavam durante os bombardeamentos. Quando visitamos esta espécie de bunker, ouvimos a voz dele e descobrimos a sua cama! Um museu verdadeiramente espantoso.”
“Poucas pessoas o sabem, mas fora de Itália a National Gallery possui a maior coleção de pinturas italianas. É muito raro ver-se num museu tantos Bellini ao lado de obras de Mantegna, seu cunhado. Além disso, o restaurante situado na ala Sainsbury, que adota a tradição culinária inglesa, é top. O meu momento preferido: o almoço de domingo.”
Trafalgar Square.
“Quando era criança ia com frequência a este centro cultural ver peças de teatro, exposições ou filmes. Agrada-me esta faceta multidisciplinar, muito embora ache o local um pouco entre o desengraçado e o fascinante. Este inverno convidaram-me para representar, em francês, Jeanne au bûcher [Joana d’Arc na fogueira], de Honegger, com a Orquestra Sinfónica de Londres. O papel da minha vida!”
Silk Street.
O meu teatro
“Em 1999, entrei, com Miranda Richardson, numa peça de Wallace Shawn neste teatro, um pouco o equivalente ao Bouffes du Nord, em Paris. Nesta construção antiga, muito intimista, fazem-se regularmente representações contemporâneas. E eu gosto muito de descobrir novos autores.”
Almeida Street.
Exclusivo Madame Figaro. Tradução de Isabel Palma da Silva
Saiba mais do que se vai passar em Londres através dos artigos: Design Olímpico e Londres em Festa.
