O sucesso das mães portuguesas que fabricam os ténis mais confortáveis do mundo
Sustentáveis, inovadores e extremamente confortáveis. Assim são os Yuccs, uns ténis tão populares que têm lista de espera para alguns modelos. A sua confeção é feita no Porto, utilizando materiais naturais de antigamente.

Inovação, conforto e sustentabilidade. Foi com base nestes três pilares que chegaram ao mercado das sapatilhas aquelas que já são conhecidas como "as mais confortáveis do mundo". As Yuccs nasceram há apenas cinco anos e, desde então, a sua popularidade tem sido tal que, coleção após coleção, há modelos com lista de espera.
O que realmente distingue as Yuccs das restantes sapatilhas é o tecido utilizado na sua produção: a lã de ovelha merina, de qualidade superior, extra fina, renovável e biodegradável; ou o bambu para a primavera, fresco e altamente respirável.
"A Yuccs nasceu com a ideia de provar que é possível fazer um sapato de forma responsável e inovadora", explica Pablo Mas, CEO da empresa. Insatisfeitos com a forma como o calçado era tradicionalmente produzido — com processos que sobreexploram peles e materiais sintéticos —, em 2019 decidiram apostar numa produção mais respeitadora do ambiente, utilizando materiais naturais e inovadores.

As mulheres, as grandes protagonistas da marca
O processo de produção das sapatilhas Yuccs é meticuloso. Pode durar até quatro meses, aos quais se somam mais dois para a confeção e montagem. "Compramos a lã merina, transformamo-la em fios muito específicos para o nosso calçado e levamo-la à área de tingimento para, depois, dar início à fase de tecelagem. No Porto fica a fábrica final, onde o sapato é cortado, confecionado e montado, como se fosse um puzzle", explica Mas.
Em todo este processo estão envolvidas cerca de 100 pessoas. Mais de metade são mulheres, mães portuguesas totalmente empenhadas na marca. Altamente especializadas — algumas com mais de 30 anos de experiência no setor do calçado —, contribuem com o seu know-how tanto no design como na produção das Yuccs, ao longo de toda a cadeia de fabrico. Para a empresa, são "as grandes protagonistas que marcaram o sucesso da marca".

Respeitar o ambiente a partir dos pés
As Yuccs defendem o conceito de Slow Fashion: apostam no consumo responsável de roupa e calçado, sensibilizando para o impacto que as peças de vestuário têm no meio ambiente, para o esgotamento de recursos e para as consequências da indústria têxtil na sociedade. Para evitar o desperdício de materiais, as coleções são lançadas com um stock muito limitado. Esta escassez sustentável faz com que alguns modelos tenham lista de espera.
A prenda perfeita para o Dia da Mãe
As Yuccs são a prenda ideal para celebrar as mães no seu dia especial. A marca lançou uma campanha única para estes dias: 20 euros de desconto na compra do primeiro par e até 50 euros ao comprar dois pares de sapatilhas. Além disso, ao comprar até 1 de maio, recebe ainda um tote bag de oferta.

Disponíveis exclusivamente na loja online da Yuccs, a promoção aplica-se a todos os modelos e cores. Os envios e devoluções são gratuitos – com um prazo de 30 dias. As encomendas chegam a casa em apenas 48 horas, graças à reposição recente de todos os modelos: no mês passado, a marca chegou a ter uma lista de espera de 10.000 pessoas.
Este conteúdo foi integralmente produzido pela Yuccs.