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Esqueça batidos de bebidas vegetais. O melhor é beber Leite!

Estudos científicos recentes apontam o leite como a bebida ideal para depois de um treino ou corrida. Os benefícios no pós-exercício físico e no dia a dia são muitos.
Por Máxima, 19.06.2017

O que hoje é verdade, amanhã pode deixar de o ser. Temos acesso a mais informação sobre nutrição, mas tendência para valorizar e aceitar opiniões que nem sempre apresentam uma base científica. Veja-se a questão do leite.

Ao longo da nossa vida, os hábitos alimentares modificam para se adaptarem à cultura, aos gostos, à idade. Um alimento mantém-se nas várias etapas: o leite. Com base em mitos urbanos, o leite acabou reduzido nas dietas dos adultos, associando-se o leite à noção de mau alimento. Errado.

O leite é um dos alimentos mais importantes da dieta mediterrânica – uma das mais saudáveis do mundo. Permite melhorar a nossa condição no dia a dia e é essencial no pós-exercício – pense no estado dos músculos depois de uma aula de cycling, pilates ou uma simples corrida.

Por oferecer uma grande variedade de nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo, vários estudos científicos afirmam que o leite é uma das melhores bebidas desportivas. Que é rico em cálcio não é novidade para ninguém. Um copo de leite de 250 ml é o suficiente para garantir 1/3 da dose diária de referência de cálcio para um adulto. Mas os benefícios não se ficam por aqui: estas são as três razões que fundamentam a teoria.

1 – É o alimento mais completo

O leite com chocolate, a bebida desportiva de eleição dos atletas, tem todos os nutrientes de que o corpo precisa para se restabelecer depois da prática de exercício físico. É rico em fluidos, eletrólitos e nutrientes. Além de cálcio, possui também fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B – é fonte natural de vitamina B12, um nutriente que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. Tudo isto faz com que beber leite após o exercício seja o ideal para reduzir a degradação muscular, melhorar a recuperação física e manter os ossos saudáveis. Há leite com chocolate nas versões light, sem lactose e ajustado - com menos açucares adicionados e menos percentagem de cacau que o tradicional.

2 – Tem poucas calorias

O leite apresenta baixo teor de gordura: um copo de leite meio-gordo de 250 ml oferece apenas 118 kcal. Além disso, é um alimento natural. Para a segurança e a conservação do leite são usados apenas processos de natureza física, como o movimento, o calor e as barreiras. Não tem adição de conservantes ou de outros aditivos no tratamento do leite.

3 – Ajuda a repor os líquidos perdidos

Sódio, potássio e cálcio são eletrólitos que contribuem para a reidratação após o exercício, presentes entre a grande variedade de nutrientes do leite. Além de promover a recuperação muscular, beber leite é uma excelente forma de repor os líquidos perdidos durante o exercício e contribui para a hidratação diária. 

Um pequeno-almoço divinal ou uma refeição nutritiva para o pré e pós-treino, que demora apenas 5 minutos a fazer? Estas papas de quinoa com banana e nozes do blog Casal Mistério são uma boa opção!

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