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C-Studio

A marca portuguesa que reinventou a toalha de praia

A Futah conjuga a arte de produção ancestral árabe com um design inovador e alma portuguesa.

15 de julho de 2024 às 12:10 Máxima

Num dia quente, com os pés na areia e os olhos postos no mar, nasceu a Futah. Uma ideia simples, mas inovadora, de três primos que sonhavam em criar a toalha de praia ideal. "Começou com a vontade de criar a toalha de praia ideal, feita para aqueles que valorizam a liberdade acima de tudo", diz Ricardo Ramos, cofundador da Futah.

A Futah é mais do que uma marca de toalhas de praia. É uma marca que conjuga a arte de produção árabe tradicional com um design inovador e alma portuguesa. "Hoje, usamos a nossa inspiração Atlântica em todos os produtos que criamos, integrados na nossa Natureza e conscientes do seu futuro", afirma o responsável.


Do sonho à realidade


Ao longo dos seus 12 anos de existência, a Futah tem vindo a consolidar-se no mercado, conquistando cada vez mais clientes. "É um balanço felizmente positivo. Sabemos que é um caminho longo e que uma marca demora sempre algum tempo a consolidar-se", confessa Ricardo Ramos. E acrescenta: "Queremos continuar a surpreender as pessoas e queremos que mais se juntem a esta nossa viagem, esperando que haja sempre alguém por este mundo fora que se identifique connosco."



A Futah tem vindo a expandir-se, com a abertura de lojas físicas e o lançamento de novos produtos. "As aberturas das lojas físicas foram marcos importantes no crescimento da empresa. Vamos abrir agora uma nova em Santos, na Rua da Boavista em Lisboa", revela o cofundador da marca. E não se ficam por aqui. Depois da toalha de praia, criaram os ponchos de surf e, mais recentemente, lançaram uma linha de vestuário e acessórios.



Sustentabilidade e qualidade


Os produtos da Futah distinguem-se pela qualidade, durabilidade e pelo facto de serem uma marca portuguesa. São compostos por fibras de algodão 100% naturais e cuidadosamente selecionadas. "Os nossos fornecedores são certificados pelo Standard 100 by OEKO-TEX®, que garante as melhores práticas da indústria têxtil", explica Ricardo Ramos.

A sustentabilidade é um dos pilares da Futah, que assume o compromisso de operar de forma ética e sustentável em toda a cadeia de valor. "As nossas toalhas só fazem sentido em praias limpas, com oceanos sem lixo e com o ambiente preservado, por isso enquanto marca fazemos o nosso papel no sentido de educar e transmitir os valores nos quais acreditamos", refere Ricardo Ramos, enquanto afirma: "Ser sustentável não é moda, faz parte da nossa maneira de ser."

A sustentabilidade é um dos pilares da Futah, que assume o compromisso de operar de forma ética e sustentável em toda a cadeia de valor. "As nossas toalhas só fazem sentido em praias limpas, com oceanos sem lixo e com o ambiente preservado, por isso enquanto marca fazemos o nosso papel no sentido de educar e transmitir os valores nos quais acreditamos", refere Ricardo Ramos, enquanto afirma: "Ser sustentável não é moda, faz parte da nossa maneira de ser."


Experiência de compra online e física


A Futah tem três espaços próprios (dois em Lisboa e um no Porto) e está prestes a abrir um quarto em Lisboa. Além disso, tem uma grande rede de distribuidores pelo mundo. A experiência de comprar na loja física e online da Futah é única. "Tentamos transmitir os valores da nossa marca tanto fisicamente como no online, onde conseguimos chegar a pessoas do mundo inteiro", diz o cofundador da marca.


As toalhas de praia são, sem dúvida, o produto mais popular da Futah. Mas os calções de banho, a grande novidade deste ano, estão a gerar muita curiosidade. E qual é a fórmula para ter os artigos de praia perfeitos? "É vir à Futah e descobrir", convida Ricardo Ramos.