Beleza

Ach Brito celebra 100 anos com edições especiais

São sete produtos comemorativos inspirados nos produtos mais icónicos da marca.
Por Aline Fernandez, 21.09.2018

É uma das mais tradicionais marcas portuguesas. Para celebrar o seu centenário, a Ach Brito resolveu contar a sua história através de sete edições especiais, inspiradas nos seus produtos mais icónicos, que já fazem parte do imaginário nacional.

"A Ach Brito foi criada pelo meu bisavô, tem estado nas mãos da família desde então e manteve-se fiel às suas raízes e acho que foi isso que nos fez chegar ao dia de hoje com saúde, por assim dizer, e com vitalidade para enfrentar os próximos cem anos. O facto de sobreviver e revitalizar a marca ao longo desses anos foi extremamente importante. O ADN da marca, aquilo que a torna única e especial, mantém-se inalterado. É uma marca portuguesa para todos os portugueses", declara Aquiles de Brito, sócio e administrador não executivo da empresa e bisneto de Achilles de Brito, o português que foi o guarda-livros da fábrica de sabonetes e fragrâncias Claus & Schweder, em 1903, e se tornou acionista e fundador da Ach Brito, em 1908, ao lado do irmão, Affonso de Brito.

Pode afirmar-se que o sucesso da empresa deve-se não só à qualidade dos seus produtos mas também à estética das suas embalagens – sendo esta, aliás, uma característica das demais empresas do grupo, nomeadamente da Claus Porto e da Confiança, caracterizadas pela vasta experiência na produção de sabonetes e de águas de colónias.

Para celebrar, a marca resgatou estes ícones e reinventou-os: a água de colónia Lavanda, um dos produtos mais conhecidos da marca, presente no mercado há mais de 80 anos, está agora disponível em tamanho 100 ml. Os sabonetes vêm reeditados nas embalagens com fotografias antigas alusivas à história da empresa.

"Eu não gosto muito de pormenorizar os produtos porque há vários de que eu gosto. Mas sem dúvida que a colónia Lavanda e o sabonete Patti fazem parte das minhas preferências porque, quando eu era pequeno, em todas as casas de banho da família estavam sempre presentes. Sempre que tomava banho, colocava umas gotas na água. E quando ia visitar o meu avô à fábrica e ver a produção, traziam sempre uma mão-cheia de sabonetes para levar para casa, que o meu avô nos dava. São cheiros e produtos que me trazem boas memórias e marcam a minha infância", confessa Aquiles.

"Hoje, passamos por um momento de expansão no sentido de cimentar a nossa presença no mercado nacional e levar a marca de luxo do grupo além-fronteiras. A Claus Porto é a nossa marca premium e também a marca mais antiga – fez no ano passado 130 anos. Isso sem deixarmos de ser uma pequena empresa [são cerca de 100 colaboradores]." Aquiles refere ainda, além dos 50 países para os quais a marca já exporta os seus produtos, a abertura da primeira loja da Claus Porto em Nova Iorque, planeada para acontecer até o fim deste ano.

Todos os produtos Ach Brito encontram-se à venda nas lojas Claus Porto e n’A Vida Portuguesa, em Lisboa e no Porto, e também através do site www.achbrito.com.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!