"A pessoa consegue perceber, pelas cicatrizes, que ficou ali uma história registada"
Sofia Santareno, cirurgiã plástica, fala sobre o impacto que um cancro da mama pode provocar na saúde mental de quem passa pela experiência.
Sofia Santareno, cirurgiã plástica, fala sobre o impacto que um cancro da mama pode provocar na saúde mental de quem passa pela experiência.
Neste webinar Outubro Rosa, Sofia Santareno revela de que forma a reconstrução mamária pode ser diferente caso a caso, com mais ou menos intervenção, em mulheres (e homens) com cancro da mama. Sem esquecer os efeitos da saúde mental.
Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, explica como a pandemia de Covid-19 está a afetar os utentes e os doentes com cancro da mama.
Fátima Cardoso, diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico da Fundação Champalimaud, participou no webinar da Máxima sobre cancro da mama, onde falou dos últimos avanços da ciência, da urgência em contrariar a influência da pandemia e muito mais.
Sobreviveu a dois cancros, o primeiro aos 50 anos, o segundo cerca de duas décadas mais tarde. Simone de Oliveira, hoje com 82, é um exemplo de força, resiliência e positividade.
Marta Temido, Fátima Cardoso, Vítor Rodrigues e Simone de Oliveira falaram sobre os desafios da atualidade, a evolução da ciência e histórias de superação de cancro da mama num debate moderado por Andreia Vale. Reveja aqui.
As séries falam da vida e o cancro da mama pode fazer parte dela.
O cantor português narra, na primeira pessoa, a experiência de ter vencido um cancro da mama cujo diagnóstico não foi precoce nem tardio, mas que se tivesse tardado mais poderia ter sido fatal. E apela à importância da vigilância, não só nas mulheres mas também nos homens. "Apalpem-se, sem vergonha."
A Ministra da Saúde, a artista e a investigadora juntam-se em nome da mesma causa. Esta sexta, 30, a Máxima assinala o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama num webinar que reúne especialistas, investigadores e personalidades nacionais para falar da doença que mata 1500 mulheres por ano em Portugal.