Como vestir-se segundo o estilo sueco Lagom
Na Suécia, a funcionalidade e a frugalidade foram sempre virtudes. Dois novos livros explicam-nos como vestir à boa maneira do país e aproveitando as mudanças da rentrée.

Depois do Hygge, surgiu o estilo de vida Lagom, do qual também já aqui falámos. Mas a tendência não fica por aqui: vale a pena descobrirmos as diversas formas de adotar esse mesmo estilo sueco na forma como nos vestimos.
Na prática, o Lagom procura limitar as nossas escolhas, de forma a simplificar as nossas vidas e a criar algum equilíbrio. A rentrée é uma boa altura para ‘desintoxicar’ o nosso guarda-roupa, eliminando roupas que já não usamos há mais de um ano, por exemplo.

Hoje, já existem marcas que seguem o estilo Lagom. São elas, por exemplo, a H&M, a Weekday, a Acne Studios, a Tiger of Sweden ou a COS. Muitas delas introduziram já gamas orgânicas e duradouras, como forma de resistência à atitude de deitar fora. A H&M tem mesmo um sistema de reciclar peças de roupa em troca de vales para a compra seguinte. Em suma, o design sueco moderno coloca a funcionalidade e a sustentabilidade em primeiro lugar – independentemente do preço.
A verdade é que, na Suécia, a funcionalidade e a frugalidade foram sempre virtudes. As roupas são vistas como consumíveis, itens úteis. É isso o estilo Lagom: roupas não demasiado coloridas, nem demasiado extravagantes. Pode até parecer aborrecido, mas também pode ser bastante libertador, como se todos os dias fossem sexta-feira, o nosso dia de descontrair e optar por um look mais casual.
Há que ter também em conta que o clima sueco adverso e em constante mudança orientou a moda e a cultura, exigindo toda uma preparação que se apresenta sob a forma de visuais por camadas que podem ser misturadas e combinadas. Por essa razão, os suecos optam por roupas resistentes que satisfaçam as suas necessidades.

No entanto, e consequentemente, a qualidade é algo extremamente importante para que um artigo possa ser usado diversas vezes. Daí que optem sempre por tecidos simples mas de boa confeção. Na fotogaleria em cima, explicamos-lhe como.
Descubra mais com os livros Lagom: O segredo sueco para viver bem, de Lola A. Akerström (Presença), e Lagom: A Arte Sueca para uma Vida Equilibrada, de Linnea Dunne (20|20 Editora).

Arket: esta é a primeira coleção da nova loja do grupo da H&M
É a nova marca associada ao grupo sueco da H&M e lançou hoje a sua primeira coleção. Com peças minimalistas e intemporais, a marca quer agarrar já o seu lugar na indústria.
Acne Studios reiventa o saco de compras
A marca sueca partiu do design tradicional dos sacos de compras do supermercado e transformou-a numa peça de design.
As 30 marcas favoritas de Kate Middleton
A duquesa de Cambridge escolhe muitas vezes Alexander McQueen para cerimónias mais formais, mas também é fã de Emilia Wickstead para ocasiões mais descontraidas. Fomos descobrir quais as marcas favoritas de Kate Middleton. Recordamos este artigo no dia do seu 39º aniversário.
Coleção Gucci em homenagem a Elton John
Alessandro Michele criou uma linha que parece ter saído do guarda-roupa do músico.
Como vestir a tendência cowboy segundo a Zara
O novo editorial da Zara chega diretamente dos rodeos texanos, com os looks perfeitos para as cowgirls modernas. Os cintos com grandes fivelas, as calças largas e as camisas com golas bicudas são tendência agora e na próxima estação. Veja as imagens aqui,
Acne Studios apresenta coleção-cápsula inspirada nos diners americanos
São peças de roupa e acessórios inspirados nos clássicos bares americanos dos anos 50 e 60.