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10 dicas para reduzir o colesterol neste verão

O colesterol é uma substância produzida pelo nosso organismo e que circula no sangue, sendo necessário a várias funções vitais, tais como a produção de vitaminas, hormonas e paredes das células.
Por Dra. Lillian Barros, 19.08.2016
O colesterol é uma substância produzida pelo nosso organismo e que circula no sangue, sendo necessário a várias funções vitais, tais como a produção de vitaminas, hormonas e paredes das células.
 
Depois do recente artigo publicado pelo Jornal Publico, que tem gerado alguma polémica e onde se fala sobre "O mito do Colesterol" nada melhor do que conhecer as melhores formas naturais e alimentares de controlarmos os valores, sem necessidade de recorrer às estatinas (fármacos que pelos vistos não são assim tão inócuos). A velha história de ser pior a emenda que o soneto segundo os especialistas!

A alimentação saudável, associada à prática regular de exercício físico, ajuda a controlar os níveis de colesterol elevado. Nada melhor do que a estação quente para dar "o primeiro passo" nessa luta!
O verão, período em que os dias são mais longos e em que acabamos por ter mais tempo livre, é a melhor altura para organizarmos novos hábitos alimentares e travarmos a batalha contra o excesso de colesterol sanguíneo.
 
10 dicas fundamentais para reduzir o colesterol neste verão:
 
1. Aproveite o ar livre e o bom tempo para fazer uma caminhada em família no campo ou à beira mar. 
2. Faça saladas frescas e adicione sementes oleaginosas (sésamo, girassol, abóbora ou linhaça).
3. Consuma frutos secos como nozes, amêndoas ou avelãs, e de forma regular. As suas gorduras vegetais ajudam a melhorar o perfil lipídico.
4. Para barrar o pão utilize manteiga de frutos secos.
5. Escolha cereais integrais em substituição aos cereais refinados.
6. Reduza o consumo de gorduras saturadas.
7. Consuma frutas ricas em antioxidantes e fibras.
8. Aumente o consumo de peixe fresco.
9. Introduza abacate nas saladas, nos sumos, ao pequeno almoço, como acompanhamento das refeições principais ou na forma de preparar molhos para temperar saladas ou para como dip para tostas ou palitos de vegetais.
10. Escolha aveia, rica em beta-glucanos, para iniciar as suas manhãs num pequeno almoço saudável e funcional.


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