C-Studio i

C-Studio

Meditação – uma forma de entrar em contacto com a nossa natureza

Adoro um dos livros do mestre Osho, que tem como título Meditação – a primeira e a última liberdade, é isto que atingimos a partir desta prática. Porquê? Porque acedemos sem filtros à nossa verdadeira natureza. Quem sou eu de verdade? Quem sou eu quando não temo o que os outros possam dizer ou pensar? Quem sou eu quando não procuro validação ou aplausos? Quem sou eu quando me liberto das obrigações, medo, cansaço ou stress?
Por Máxima, 04.10.2017

Rute Caldeira é professora de meditação, instrutora de Yoga, palestrante, mestre em reiki, autora, organizadora e facilitadora de retiros espirituais, que acontecem dentro e fora de Portugal, PNL practicioner e especialista em desenvolvimento espiritual da plataforma Simply Flow, de Fátima Lopes.
Em 2016, publicou o livro "Liberta-te de Pensamentos Tóxicos", um bestseller que se encontra atualmente na 6ª edição. Apaixonou-se de tal forma pela mente humana e sua complexidade, que hoje dedica a sua vida às pessoas e aos seus problemas, pois acredita que tudo tem uma solução e que nada é impossível. No Wanderlust 108 é a responsável por guiar a aula de meditação em grupo. Mais informação em www.umadietaespiritual.com.



PARE!

Só temos capacidade de responder a estas questões quando paramos, quando nos disponibilizamos para conhecer a única pessoa que está connosco desde o início até ao final das nossas vidas – nós mesmos. A meditação ensina-nos a sair do mundo exterior e convida-nos a mergulhar no nosso mundo interior, e esse mergulho permite-nos tomar a consciência de como está, por exemplo, a nossa mente – existe azáfama mental? Existem "buzinas" e tráfego intenso a nível do pensamento? Se sim, a capacidade de pura e simplesmente escutar esta realidade é um alerta que nos diz: para! Precisas de parar!



RESPIRE!

A meditação inclui sempre uma prática de respiração, algo que as pessoas estão a precisar de relembrar, a nossa rotina anda tão acelerada que as pessoas se esquecem de fazer respirações completas, e isto por si só é já um impulsionador do stress. Se soubermos controlar a nossa respiração, conseguimos alterar os nossos estados de espírito. Basta pensar em alguns exemplos para refletir sobre isto – quando alguém está ansioso, respira de uma forma; quando alguém se sente feliz e entusiasmado, respira de outra. Uma pessoa apaixonada altera os seus ritmos cardíacos e por isso altera também a forma de respirar. O nosso corpo é um todo e a meditação leva-nos a tomar consciência desse todo.



LIMPE A MENTE

A meditação é uma forma de higiene, temos necessidade de tomar banho para que a nossa pele não fique suja, o mesmo acontece com a meditação, ela funciona como um banho que liberta a nossa mente de emoções "pesadas", pensamentos destrutivos, liberta o nosso corpo do stress e a nossa alma da tristeza.



AUMENTE AS SUAS CAPACIDADES

Além disso, a partir desta prática atingimos tantos outros benefícios físicos e mentais como ganhar foco, reduzir a amplitude das ondas cerebrais, o que ajuda a reduzir o ritmo cardíaco, a adrenalina e, por consequência, a sensação de ansiedade ou nervosismo. Como passamos a regular a forma de funcionamento do cérebro, regulamos também a produção das hormonas necessárias à nossa saúde e bem-estar, e este equilíbrio melhora o nosso sistema imunitário.



LIBERTE-SE!

Considero que a meditação traz consigo a magia "da cura", porque é algo que acontece de dentro para fora, passamos a estar bem connosco, e isso leva-nos a estar bem com o mundo, "as coisas" ganham sentido e a alegria já não depende do que se consegue em termos materiais. E é precisamente por isso que, tal como Osho, considero que a meditação é mais do que aquilo que felizmente já se encontra provado cientificamente – a meditação é de facto a primeira e a última liberdade!




Wanderlust 108 Lisboa, o primeiro triatlo mindful do mundo, dia 8 de outubro, no Campus da Fundação EDP | MAAT, em Belém. Abertura de portas às 07h30. Bilhetes à venda em Eventbrite, Ticketline, Worten, Fnac, El Corte Inglès, A.B.E.P. – a partir de 25 euros

Partilhar
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!