Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista, explica quais os aspectos mais preocupantes em relação às novas mutações do vírus, e como Portugal está a sofrer com o seu aparecimento. Saiba também a que sintomas estar atento/a.
Ricardo Mexia, médico de saúde pública e epidemiologista, explica quais os aspectos mais preocupantes em relação às novas mutações do vírus, e como Portugal está a sofrer com o seu aparecimento. Saiba também a que sintomas estar atento/a.
Mariana Sottomayor foi uma das primeiras vozes científicas e explicar de forma eficaz a importância do uso de máscara, tanto que a sua intervenção no programa Prós e Contras, da RTP, se tornou viral. Do aumento de casos em Lisboa à “inconsciência” da DGS, fomos saber o que pensa da evolução da pandemia em Portugal.
Nem sempre o ditado inglês No news is good news se pode aplicar à realidade. É o caso da violência doméstica que continua a acontecer dentro de quatro paredes e que pode agravar-se à luz daquilo a que chamamos, numa situação sem precedentes, de “desconfinamento”. É que para as mulheres, os jovens, as crianças e os idosos vítimas de maus-tratos sair à rua tanto pode significar liberdade como fatalidade.
Do alto dos seus 84 anos, Lamberto Maffei é um pensador contemporâneo com uma sabedoria notável sobre o admirável mundo novo. Em três ensaios que deveriam ser lidos por todos, este médico e cientista italiano reflete sobre conceitos como pensamento, linguagem, solidão, consumismo ou globalização e sempre, mas sempre, sobre humanidade.
Numa altura em que o planeta se encontra a abarrotar só há uma coisa a fazer. Ou a não fazer. Referimo-nos ao ato de comprar. Ou melhor, de comprar com conta, peso e medida. O verbo ‘comprar’ de modo exacerbado só tem trazido dissabores ao planeta e, consequentemente, a nós que o habitamos. Podemos assobiar para o lado e camuflar o problema sob a alçada de termos como ‘sustentabilidade’. Ou então encaramos os factos. A Máxima dá-lhe números, muitos e redondos, para que a falta de factos deixe de ser uma desculpa e não lhe reste senão encarar a mudança.
Durante anos, Amaryllis Fox viveu na sombra. Para a família e amigos, era uma consultora de arte com contactos globais. Na verdade, era uma agente da CIA que participava em operações secretas na guerra contra o terror. Será ela a versão real da famosa agente clandestina Carrie Mathison, da série televisiva Segurança Nacional? Fomos descobrir.
Há quatro mulheres com documentos portugueses em campos na Síria. Outras sete foram casadas com jihadistas lusos. Juntas tomam conta de mais 20 crianças com direito à nacionalidade portuguesa.
Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, esteve no showcase ModaPortugal, em Paris, e reforçou a importância de promover a moda portuguesa internacionalmente.