Cinquenta anos após a sua morte, recordamos Gabrielle “Coco” Chanel, a mulher que revolucionou o moderno guarda-roupa feminino.
Cinquenta anos após a sua morte, recordamos Gabrielle “Coco” Chanel, a mulher que revolucionou o moderno guarda-roupa feminino.
Dotada de uma beleza genuína e de um je ne sais quoi que também casa com a história da Chanel, a princesa do Mónaco torna-se no novo rosto da marca para 2021 e protagoniza a nova campanha, fotografada pela dupla Inez & Vinoodh.
O ballet e a moda têm uma relação de décadas a inspirarem-se mutuamente. O Museu do FIT, em Nova Iorque, acaba de abrir ao público uma grande exposição que conta esta história de amor. Enquanto em Paris, o Centre National du Costume de Scène, dedica uma exposição às colaborações entre criadores de moda e companhias de bailado.
O figurinismo de Hollywood tem uma longa história com um denso enredo. Divas e tendências de moda à parte, “vestir” um filme representa um intenso trabalho de investigação e preparação que também é contemplado por alguns prémios da indústria do cinema.
Há 100 anos iniciava-se a década mais louca e bem-disposta de todo o século XX. Revelava-se o cinema sonoro, dançava-se o charleston, descobria-se o jazz, a cocaína, os cabarés e os prazeres da vida noturna e do sexo sem tabus. A moda feminina mostrava as pernas e muita pele e as mulheres ousavam fumar em público e frequentar cafés. Os loucos anos 20 terminariam, no final da década, com a “queda” da Bolsa de Nova Iorque, mas o mundo e a vida das mulheres não voltaram a ser os mesmos.
A Semana de Moda de Paris mostrou o que de melhor se faz nas grandes casas que ainda mantêm a maior das artes da passerelle.
Para este ano estão já calendarizadas uma série de exposições de moda dignas de um roteiro cultural. Criadores, culturas, ícones, acessórios e uma revista são alguns dos temas em destaque. Reunimos 12 exposições a que vale a pena estar atenta.
O icónico relógio J12, de Chanel, aproxima-se do seu 20.º aniversário. As celebrações incluem suaves alterações ao modelo e uma campanha recheada de estrelas, de Keira Knightley, Naomi Campbell e Claudia Schiffer.