Atualidade

Rainha Isabel II posa com a coroa pela primeira vez desde 1953

A propósito de um documentário para a BBC, a Rainha Isabel II foi fotografada com a coroa pela primeira vez em mais de 60 anos.
Por Andreia Rodrigues, 05.01.2018
A coroação de Isabel II aconteceu a 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster, presenciada por 7000 convidados. O símbolo da sua chegada ao trono foi a Coroa de Santo Eduardo, uma joia de ouro maciço e cerca de 444 pedras preciosas que data do século XVII. Foi criada para a coroação de Carlos II, em 1661, e é uma cópia da coroa de Eduardo, o Confessor, rei anglo-saxónico do século XIII.

A rainha não tinha voltado a posar com a coroa desde a sua coroação, em 1953. Na verdade, Isabel II não a via desde a inauguração da Jewel House, a sala da Torre de Londres onde estão guardadas as jóias da coroa, em 1994. Isabel II voltou agora a posar com a Coroa de Santo Eduardo para as filmagens do filme A Coroação, da BBC.

O documentário irá retratar a história das Joias da Coroa, 140 peças com 23 mil pedras preciosas, e as cerimónias em que foram mostradas. Segundo a diretora de conteúdos da BBC, Charlotte Moore, "é uma honra que Sua Majestade, a Rainha, tenha revelado o seu conhecimento pessoal das Joias da Coroa e recupere as memórias de infância que tem da coroação de seu pai, Jorge VI. Com o seu testemunho, a Rainha vai ressuscitar a importância simbólica das cerimónias de coroação para que o público moderno as possa apreciar".

A Coroação é uma longa-metragem que resulta de uma colaboração entre a BBC One e a Royal Collection Trust, o fundo de solidariedade que detém a coleção de arte mais rica do mundo.
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!