Atualidade

Hoje é o dia mais triste do ano

A Blue Monday existe desde 2005.
Por Andreia Rodrigues, 15.01.2018
A terceira segunda-feira de janeiro ficou conhecida como o dia mais triste do ano. Foi criada em 2005, quando a agência de viagens britânica Sky Travel recorreu ao professor catedrático Cliff Arnall, para que criasse uma fórmula supostamente matemática que comprovasse que este é o dia mais triste do ano. A fórmula [W+(D-d)]xTQ/MxNA] representa vários fatores: o W refere-se ao estado do tempo, o D às dívidas, o d corresponde ao salário, o Q ao tempo que passou desde que quebrou as resoluções de Ano Novo, o M à motivação e o NA é associado ao sentimento que temos de agir, fazer mudanças e o stress que isso provoca. Esta fórmula foi usada para uma campanha publicitária da agência de viagens, que pretendia saber quando é que os seus potenciais clientes estariam mais propensos a viajar de forma a combater a melancolia e tristeza.

Alguns sugerem que a Blue Monday é útil para contribuir e sensibilizar a população sobre a depressão, mas há quem descredibilize a ideia porque a depressão é naturalmente diferente dos sentimentos de tristeza que temos pontualmente. Alguns psicólogos acreditam que a Blue Monday se tornou tão deprimente precisamente por sabermos que ela existe.

Cliff Arnall dá conferências sobre a felicidade e a confiança organizacional. Em entrevista ao The Telegraph, aconselha as pessoas a usarem a Blue Monday como "trampolim" para mudarem aspetos da sua vida.
 
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!