Atualidade

A maioria das vítimas de violência sexual são raparigas

Por ocasião do Dia Europeu da Vítima de Crime, a APAV divulga as estatísticas sobre apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual.
Por Andreia Rodrigues, 22.02.2018
A 22 de fevereiro assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime. Para assinalar a data, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresenta uma reflexão sobre a atuação da Rede CARE desde a sua criação, em 2016. O projeto CARE é uma solução inovadora no que respeita ao apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual. Nos dois anos de atividade, a Rede CARE já apoiou 446 crianças e jovens vítimas de violência sexual, o que corresponde a 19 novos processos por mês. A maioria das vítimas tem idades entre os 14 e os 17 anos e são raparigas (79,1%). O distrito de Lisboa foi onde aconteceram mais casos (163), seguido do distrito do Porto (77). Os dados revelam ainda que a maioria dos atos violentos aconteceu de forma continuada (63%), sobretudo em contexto intrafamiliar (53,1%).

A par deste dia, a APAV aproveita ainda para apresentar uma nova campanha de sensibilização, intitulada "Pode servir a qualquer pessoa", que pretende alertar para o facto de todas as pessoas poderem ser, em algum momento das suas vidas, vítimas de crime. A campanha foi desenvolvida por Beatriz Matos Pires, Cristiana Soalheiro, Maria Inês Coimbra, Maria João Citério, Miguel Rosa e Sofia Fernandes, alunos da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), que mantém uma parceria com a APAV.

Decorre hoje o Seminário/Debate "Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual", nos Serviços de Sede da APAV,uma reflexão sobre o apoio que se presta a crianças e jovens vítimas de violência sexual, nas áreas do direito, psicologia e apoio social.

Relembramos que a APAV está disponível para apoiar, através da Linha de Apoio à Vítima gratuita 116 006 (dias úteis, das 9h às 21h), através do Messenger do Facebook, videochamada no Skype (apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.
 

 

 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
Outras notícias Cofina
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!