Deco

8 truques para decorar espaços pequenos

Seja um apartamento pequeno ou apenas uma das divisões da casa, saiba como duplicar o tamanho de um espaço através da decoração.
Por Carolina Veiga, 09.11.2018

Menos é mais

Antes de mais, reflita sobre aquilo que realmente precisa. Livre-se do que já não usa ? além de acabar com a desorganização, este é o melhor ponto de partida para se conseguir pensar um novo design para a sua casa.

Uma distribuição equilibrada

Por outras palavras, é importante definir prioridades, dar mais espaço às divisões onde passa mais tempo e pensar como tornar um espaço mais funcional. O passo seguinte é encontrar as melhores soluções de arrumação e também aquelas que mais se adequam aos hábitos de quem lá vive.

Espaços abertos

Se estivermos a falar de um espaço muito pequeno dividido em duas ou três divisões, comece por pensar na remoção de algumas paredes, por exemplo. Pode ligar o espaço da cozinha com a sala ou eliminar algumas portas que não sejam necessárias. O resultado será um apartamento mais amplo e confortável.

Deixar entrar a luz natural

Quanto mais luz natural um espaço receber, maior ele parecerá. É simples: menos paredes e mais janelas. Pode aproveitar e brincar com tons claros e linhas simples nos tecidos, móveis ou cortinas e vai conseguir aumentar significativamente a luz da sua casa.

Cores claras

Este é um dos melhores truques para aumentar a sensação de espaço e nunca é demais repeti-lo. As cores claras, como o branco, os cremes ou os cinzas multiplicam a luz e por consequência aumentam o tamanho dos espaços. Por exemplo: se quiser que a sua sala pareça maior ou mais quadrada, pinte a parede oposta à porta de entrada num tom quente. Se quiser dar a ilusão de um pé-direito mais alto, pinte o teto de uma cor mais clara que a das paredes.

Soluções multifuncionais

Quando se fala em espaços pequenos, cada centímetro conta, por isso vale a pena investir em móveis que consigam desempenhar mais do que uma função. Uma cama que em baixo tenha espaço de arrumação, bancos em vez de cadeiras para a mesa de jantar, prateleiras que sirvam como secretárias. As soluções são muitas, basta uma boa dose de criatividade.

Decorar na vertical!

Se o seu espaço tiver altura suficiente, pode aproveitar e criar uma espécie de sótão, que pode ser utilizado como espaço de trabalho. Se não o for, não se preocupe. Utilize uma parede que esteja mais livre e acrescente-lhe prateleiras altas, em vez de largas, para armazenar livros, louças, discos ou filmes.

Aproveitar todos os cantos da casa

Identifique os "espaço mortos" do seu apartamento e avalie se pode ou não dar-lhes uma função com uma peça extra de mobília, por exemplo. Um canto de uma sala ou de um corredor são sempre bons espaços para colocar divisórias e fazer delas prateleiras, por exemplo.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!