Cinema&TV

5 filmes realizados por mulheres para ver em 2018

Foi um dos temas dos Globos de Ouro: o facto de não existirem mulheres nomeadas na categoria de Melhor Realização. Estes são os cinco filmes a não perder, realizados (e quase sempre protagonizados) por mulheres.
Por Rita Silva Avelar, 17.01.2018

Lady Bird

Uma comédia dramática, Lady Bird é a primeira aventura da atriz Greta Gerwig na direção (em 2008 já havia co-realizado Nights and Weekends com Joe Swanberg). Passado nos anos 2000, o filme inspira-se na vida de Christine "Lady Bird McPherson (Lady Bird era a alcunha pela qual pedia para ser tratada), a marcante mulher de Lyndon B. Johnson (ex-presidente dos Estados Unidos), um papel interpretado pela atriz Saoirse Ronan. O filme, que retrata a adolescência da personagem central, situa o espectador no último ano de liceu de Lady Bird numa escola católica privada em Sacramento, Califórnia, com a qual ela não se identifica. Além de Ronan, o elenco inclui Laurie Metcalf, Lucas Hedges, Timothée Chalamet e Odeya Rush. Estreou em novembro nos EUA e chega às salas de cinema portuguesas em fevereiro.   

A carregar o vídeo ...
Lady Bird, o trailer



Mudbound - As Lamas do Mississípi

Realizado por Dee Rees, Mudbound - As Lamas do Mississípi é um retrato do Mississípi pós-II Guerra Mundial marcado pela angustiante tentativa de resgatar a paz e a harmonia. A narrativa é contada através da vida de duas famílias que vivem lado a lado: os McAllans (interpretados pelos atores Jason Clarke, Carey Mulligan e Garrett Hedlund), que vivem da sua quinta, e os Jacksons (Rob Morgan, Mary J. Blige e Jason Mitchell), afro-americanos, que tentam apenas sobreviver lidando com os ataques racistas de que são alvo. Baseada no livro de Hillary Jordan, esta é também a história real de Ronsel e Jamie, os dois homens líderes destas respetivas famílias, ambos veteranos da guerra, um negro e um branco. O que os liga? Têm de se sujeitar a trabalhar e a sustentar as famílias segundo as Leis de Jim Crow, que estabeleciam limites entre brancos e negros. Estreia em Portugal a 18 de janeiro.


A carregar o vídeo ...
Mudbound - As Lamas do Mississípi, o trailer



Uma Viagem no Tempo - Wrinkle In Time

Conhecida pela realização dos filmes Selma: A Marcha da Liberdade (2014), uma ficção histórica, ou A 13.ª Emenda (2016), um policial, Ava DuVernay estreia-se no registo de fantasia/ficção científica com Uma viagem no tempo (Wrinkle in Time). Inspirado no romance americano de Madeleine L'Engle publicado em 1962, o filme segue a história de Meg Murry, uma menina de 13 anos que parte em busca – e salvamento – do seu pai, um astrofísico que está preso pelas forças do mal. Inteligente e perspicaz, tal como o irmão mais novo, Charles Wallace, Meg vai, aos poucos, percebendo o quão especial é e quais são os superpoderes que a levarão a salvar o pai. No elenco encontramos nomes como Oprah Winfrey, Reese Witherspoon, Mindy Kaling, Chris Pine, Gugu Mbatha-Raw e Storm Reid. O filme chega a Portugal em março.


A carregar o vídeo ...
Uma Viagem no Tempo - Wrinkle In Time, trailer


Mary Queen Of Scots

É um dos filmes mais aguardados do ano e outro em que a atriz Saoirse Ronan assume o papel de protagonista. Em Mary Queen of Scots, Ronan interpretará Maria Stuart, rainha da Escócia, enquanto Margot Robbie é Elizabeth I, rainha de Inglaterra. O filme é uma estreia de Josie Rourke na realização e o argumentista, Beau Willimon, inspirou-se na biografia My Heart is My Own: The Life of Mary, Queen of Scots, de John Guy. A história centra-se na vida de Mary Stuart, rainha da Escócia com apenas seis dias (após a morte prematura do pai), que passou a infância em França, onde aos 16 anos se torna rainha consorte. Com a morte do marido, apenas dois anos depois, decide regressar ao país natal. Fascinadas uma pela outra e primas, as jovens rainhas Mary e Elizabeth partilham também uma rivalidade, no poder e no amor, que pode comprometer a sua aliança. Determinada a governar mais do que como uma figura consorte, tudo começa quando Mary afirma a sua reivindicação ao trono inglês, ameaçando a soberania de Elizabeth I. Os atores Jack Lowden, David Tennant e Martin Compston também fazem parte do elenco, mas as verdadeiras protagonistas do filme são Ronan e Robbie. A estreia em Portugal está prevista para dia 29 de novembro.

Mentes Sombrias - The Darkest Minds

A realizadora Jennifer Yuh Nelson adaptou a história misteriosa do livro The Darkest Minds, um thriller de Alexandra Bracken, ao grande ecrã. Mentes Sombrias é uma história de ficção científica: depois de uma doença matar 98% das crianças americanas, os sobreviventes desenvolvem superpoderes e são colocados em campos de internamento. Uma adolescente de 16 anos, Ruby (interpretada por Amandla Stenberg), é uma dessas crianças sobreviventes que foge do campo com um grupo, à revelia do Governo. Mandy Moore e Gwendoline Christie também fazem parte do elenco do filme, que só estreia em Portugal em outubro.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!