Atualidade

Governo português lança campanha pela eliminação da violência contra as mulheres

A iniciativa #VamosGanharALutaContraAViolência foi divulgada hoje e vai circular na comunicação social e também em empresas de transportes e cinemas.
Por Sara Nascimento, 20.11.2018

Com a aproximação do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se assinala no próximo dia 25 de novembro, a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, em conjunto com várias associações como a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) lança uma campanha nacional para a eliminação da violência contra as mulheres.

Segundo o comunicado do Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa, verificaram-se mais de 26 mil ocorrências de violência doméstica em 2017. Este ano 2018 já se registaram 21 homicídios de mulheres em Portugal.

A ideia é difundir a mensagem a nível nacional e nas mais diversas plataformas de forma a apelar a vítimas, mas também a pessoas que tenham conhecimento de casos de violência, incentivando-as a denunciar situações de risco.

"Queremos que as vítimas se sintam confiantes para pedirem ajuda e que as pessoas, que têm conhecimento de situações de violência, se sintam interpeladas e não hesitem em denunciar. A denúncia, a procura de apoios e de informação são passos decisivos para encerrar um processo de mudança e de superação, rompendo com ciclos de dúvida, medo e de sofrimento", disse Rosa Monteiro, citada no comunicado.

De realçar que a Violência Doméstica constitui um crime público e que denunciar é uma responsabilidade de todos.

A campanha tem uma extensa rede de parcerias como a Cofina Media, RTP, SIC, TVI, Global Group, Grupo Renascença Multimédia, Cinemas NOS, Grupo Barraqueiro, Galp e o Metro de Lisboa e Porto.

O número 800 202 148 de apoio a vítimas de violência doméstica é um serviço de informação, gratuito e está disponível 24 horas por dia.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!