Moda / Tendências

The Sofa Edition. Os melhores momentos de um Portugal Fashion que foi para ver do sofá

Dividido em duas partes, o Portugal Fashion deu a conhecer o melhor da moda nacional de forma 100% digital. De Portugal para o mundo, os designers criaram cenários, vídeos e temas para apresentar cada uma das coleções do próximo outono/inverno.

A carregar o vídeo ...
28 de abril de 2021 | Ana Campos

Para a sua 48º edição, e em tempo de pandemia, o Portugal Fashion propôs um visionamento do sofá, dividido em dois takes. No primeiro, destacaram-se todos os designers que tinham feito parte das semanas de moda internacionais (Paris e Milão) e aqui sobressairam as criações de Maria Carlos Baptista (uma das vencedoras do concurso Bloom para novos designers de outubro passado) e de Ernest W. Baker, mas também os desfiles de David Catalán e Miguel Vieira, integralmente masculinos.

A estes nomes juntaram-se outros designers que preferiram fazer pequenos filmes para mostrar as suas coleções, como Katty Xiomara - que se inspirou em símbolos de tarot - ou Maria Gambina, que apresentou um trabalho de atelier único, repleto de detalhes. Estelita Mendonça olhou para a estética das raves dos anos 90, e Inês Torcato foi a única designer a apresentar uma coleção para a temporada atual, a de verão.

Ernest W. Baker | Paris Fashion Week FW21/22 from Portugal Fashion on Vimeo.

Leia também
A carregar o vídeo ...

A opção de fazer coleções "See now buy now" foi uma tendência no primeiro take, e também no segundo, onde foram apresentadas as coleções de Concreto e Sophia Kah e Susana Bettencourt. Neste primeiro dia também foi possível ver alguns dos desfiles de Bloom, a plataforma onde escolas de design e jovens designers ganham palco para se afirmarem. É o caso de Hugo Costa, que começou na primeira edição de Bloom, há dez anos, e agora apresentou um desfile em nome próprio no palco principal do Portugal Fashion. Para o inverno, apostou numa silhueta urbana com detalhes de sportswear.

The Sofa Edition TAKE 2 | PF 48 | HUGO COSTA from Portugal Fashion on Vimeo.

Leia também

No segundo deste take 2, assistirmos ao regresso de Diogo Miranda ao Portugal Fashion, com uma coleção ultrafeminina, marcada por uma silhueta clássica e mais colorida do que é habitual.

A Marques’Almeida voltou a marcar pontos na sua meta de sustentabilidade, ao revelar uma coleção apresentada numa ponte suspensa em Arouca, onde as modelos estiveram sempre rodeadas da natureza.

A carregar o vídeo ...

Seguiram-se os veteranos Luís Onofre, com uma coleção inspirada na estética dos uniformes militares da era de Napoleão e a dupla Alves/Gonçalves, que fechou a The Sofa Edition com um ambiente cinematográfico, ao cair da noite, no cais da Alfândega do Porto. Tudo em nome do amanhã da moda nacional, que mais do que nunca é preciso conhecer e apoiar.

Leia também

The Sofa Edition TAKE 2 | PF 48 | ALVES/GONÇALVES from Portugal Fashion on Vimeo.

Saiba mais Maria Carlos Baptista, The Sofa Edition, David Catalán, Portugal Fashion, Paris, Milão, Bloom, Ernest W. Baker, Miguel Vieira, artes, cultura e entretenimento, moda
Mais Lidas
Televisão Halston, o homem que inventou a moda americana

Foi o rei da Nova Iorque dos anos 70, quando mulheres como Jackie Kennedy ou Bianca Jagger não dispensavam as suas criações, tão minimalistas como sensuais. Halston inspirou uma minissérie da Netflix, com Ewan McGregor no principal papel.