Moda / Tendências

Narrativas de estilo: a relação entre a moda e a literatura

A jornalista Terry Newman acaba de lançar um livro que explora as referências de moda nas obras escritas por 50 dos escritores mais relevantes deste e de outros tempos.

10 de agosto de 2017 | Carlota Morais Pires

Foi nos anos 90 que Terry Newman começou a escrever para a i-D sobre moda, cultura e artes, altura em que começou a devorar livros e a acumular imagens que a inspiravam. Quis juntar os dois mundos e acabou por conseguir criar um paralelismo entre as histórias que lia e o estilo de quem as escrevia – uma tese que publica agora em Legendary Authors and the Clothes They Wore, um livro recém-editado pela Harper Collins.

Aqui, Newman recupera fotografias de arquivo para analisar como se vestiam algumas das 50 escritoras (e escritores) mais relevantes da História e como a moda assumia um lugar fulcral nos seus livros. A jornalista defende mesmo a ideia de que as suas escolhas de estilo estão relacionadas com as escolhas de palavras, de personagens, com as suas vozes.

Newman diz ainda que "as escritoras têm normalmente um mundo próprio e são incapazes de se vestir para agradar ao mundo ? não se preocupam com o que os outros podem dizer". Fala de Virginia Woolf, de Sylvia Plath, de Susan Sontag e Joan Didion, mas também de Maya Angelou, Patti Smith, Simone de Beauvoir, Colette, Djuna Barnes, Zadie Smith e Fran Lebowitz e encontra referências de estilo que fazem sentido nas histórias que contam.

Ao seu texto cola mais de 80 fotografias, excertos e frases que provam o contributo destes escritores para a modernidade, na literatura e na moda. Não é, obviamente, uma tese linear, mas não deixa de despertar curiosidade e fascínio a quem gosta de descobrir as imagens que se escondem nas frases.  

Zadie Smith
Foto: D.R.
1 de 7 / Zadie Smith Zadie Smith
Virginia Woolf
Foto: D.R.
2 de 7 / Virginia Woolf Virginia Woolf
Sylvia Plath
Foto: D.R.
3 de 7 / Sylvia Plath Sylvia Plath
Susan Sontag
Foto: D.R.
4 de 7 / Susan Sontag Susan Sontag
Patti Smith
Foto: D.R.
5 de 7 / Patti Smith Patti Smith
Maya Angelou
Foto: D.R.
6 de 7 / Maya Angelou Maya Angelou
Joan Didion
Foto: D.R.
7 de 7 / Joan Didion Joan Didion
Saiba mais Escritoras, Moda, Literatura, Livros
Relacionadas

Já conhece a Darkside?

Se ainda não, decore o nome da nova marca portuguesa que cria os óculos de sol que sempre sonhámos ter - e nos promete que vão durar uma vida. A Máxima sentou-se à conversa com Carolina Castro, a designer que os assina.

Qual é o glamour de fumar?

A ciência diz que o tabaco mata, mas a moda insiste em manter o cigarro entre os dedos. Imagem e estética ou pura rebeldia? Fomos saber porque é que a indústria não consegue deixar de fumar.

Estante: dois novos livros de moda para guardar para sempre

A Dior faz 70 anos e quis contar a sua história numa narrativa visual imperdível e, no fim do verão, há mais poesia em imagens para quem adora moda: Alexandre de Betak reúne finalmente em livro as fotografias dos seus cenários mais especiais.

Está confirmado o tema da Met Gala 2018

Será, provavelmente, a gala com o tema mais polémico de sempre. A abertura da exposição de moda mais esperada do ano tem data marcada para maio de 2018 e deverá juntar moda e religião.

Os ténis preferidos das celebridades

Independentemente da marca, da cor ou do estilo, os ténis vieram para ficar (e os nossos pés agradecem)! Fique com os modelos prediletos dos rostos mais conhecidos de Hollywood.

Caça aos ovos Fabergé (em dois preciosos livros)

São joias com história e estima-se que haja 43 espalhados pelo mundo. Os ovos Fabergé são raros, caros e cobiçados, mas com dois recentes livros que celebram a arte de Fabergé e da Rússia é possível vê-los em primeiro plano, como numa visita guiada pelos autores.

Mais Lidas