Especiais

Think pink! Com uma exposição dedicada à cor rosa

Ao longo da história da moda, a cor rosa tem sido uma presença assídua, multiplicando-se em tonalidades e significados. O Fashion Institute of Technology, em Nova Iorque, conta este fascínio numa exposição especial.
Por Carolina Carvalho, 05.09.2018

Na Europa do século XVIII, o rosa era uma cor unissexo e muito na moda, em janeiro de 2017 foi a cor de protesto na Marcha das Mulheres que encheu as ruas em Washington D.C. (EUA).

Feminina, delicada, chocante e, até, revolucionária, a cor rosa é tão abrangente quanto carismática e a sua história na moda conta-se na exposição Pink: The History of a Punk, Pretty, Powerful Color, através de 80 looks que vão desde o século XVIII até à atualidade, contando com criações das mais reconhecidas marcas de moda.

A exposição mostra o percurso do rosa na moda de forma cronológica e revela como diferentes tonalidades refletem ideias de feminilidade ao longo do tempo. Há ainda espaço para mostrar como esta cor é usada nas culturas não ocidentais e para explorar a sua conotação erótica.

Usar a moda para contar uma história com uma forte componente social e cultural e desconstruir clichés são, assim, duas propostas da exposição Pink: The History of a Punk, Pretty, Powerful Color, patente no museu do Fashion Institute of Technology, em Nova Iorque, entre 7 de setembro e 5 de janeiro, e irá contar com um livro próprio publicado pela Thames & Hudson. 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!