Tendências

Como tirar boas selfies?

Desengane-se: não basta apontar a câmara e tirar a foto. Conversámos com três bloggers – verdadeiras profissionais do mundo digital – que nos contaram os seus truques.
Por Andreia Rodrigues, 07.05.2018
A selfie é, muito provavelmente, a forma mais comum de se tirar uma fotografia na atualidade. No entanto, se pretende uma foto bonita, isso implica mais do que ter uma boa câmara ou uma ótima maquilhagem. A Máxima decidiu descobrir quais os detalhes que podem transformar qualquer selfie numa imagem de revista.

Para tal, conversou com Daniela Gandra, autora de um blogue e canal de YouTube homónimo, Carolina Santiago, autora do blogue Heaven Rose, e Adriana da Silva, youtuber e vlogger.


1. A luz é essencial

Para uma selfie bonita, todas concordaram que a primeira coisa a ter em conta é a luz. "Podemos estar lindas de morrer e a câmara pode ser top, mas se a luz for má, nada salva uma selfie!", explica Daniela Gandra. A luz "vai destacar e iluminar toda a nossa cara", remata Adriana Silva. Carolina destaca ainda a luz natural como a melhor para uma fotografia.

2. Conheça o seu melhor ângulo

"Acho que é fundamental conhecermos os nossos ângulos para percebermos como é que nos sentimos mais confortáveis", explica Daniela.

3. Atenção à maquilhagem

Quanto à maquilhagem, Carolina Santiago alerta que se deve prestar muita atenção "nas diferenças de tom da base ou se o produto está bem espalhado pelo rosto e pescoço". Para Adriana Silva, "é preciso ter atenção às sobrancelhas, porque são a moldura da nossa cara, e também às pestanas, que dão logo imenso destaque". Daniela opta sempre por um look "natural e iluminado".

4. Fora de casa, procure uma sombra

"Muitas pessoas cometem o erro de tirar uma fotografia diretamente a olhar para o sol, mas isso faz com que fiquemos com sombras e o rosto franzido", explica Daniela Gandra. "O ideal é procurar uma sombra, os dias nublados são perfeitos para selfies!", conclui.


5. 
Esqueça o flash

Todas afirmam de forma veemente que as selfies devem ser tiradas sem flash. "Quanto mais natural melhor – nunca fui grande adepta do flash, a não ser que seja mesmo preciso", esclarece Carolina.

6. Seja natural

Uma selfie deve ser "algo do momento, nada muito pensado", refere Adriana. Também Carolina afirma que gosta que "seja algo momentâneo, para que saia mais naturalmente", e Daniela considera que o "melhor é descomplicar, as primeiras ficam sempre mais naturais".

7. Posicione bem o telemóvel

Opte por colocar o telemóvel "um bocadinho acima da linha dos olhos, para conseguirmos um melhor ângulo", aconselha Adriana Silva.

8. Edite as fotografias

Para editar as fotografias antes de publicar, existem várias aplicações. Daniela usa, em primeiro lugar, o Facetune, "para destacar algum pormenor, como os olhos, sorriso ou acessórios", tal como Adriana, "para tirar alguma imperfeição que não adore". Daniela usa também o Adobe Lightroom para corrigir a cor e a luz. Todas usam o VSCO Cam, "para aplicar os filtros e deixar as cores mais bonitas", explica Adriana. Na aplicação, Daniela Gandra opta pelo filtro A4, e Carolina Santiago prefere os filtros G7 ou A6, "os que favorecem e realçam as minhas sardas". Para finalizar e dar um ar vintage à fotografia, Daniela usa a Rookie Cam. Todas as aplicações mencionadas estão disponíveis para sistemas iOS e Android.

9. Tire muitas fotografias

Adriana recomenda que se tirem "imensas fotografias", pois à medida que o faz "vai conhecendo os melhores ângulos e saber aquilo que resulta e o que não resulta". "Vai acabar por se tornar uma coisa supernatural", finaliza.

10. Sinta-se bem consigo

Carolina Santiago afirma que "quando nos sentimos especialmente bem" é a melhor altura para tirar selfies. No entanto, Daniela Gandra conclui que "nunca se esqueçam que mais importante do que ter likes e aprovação, é gostarmos de nós mesmas de dentro para fora".

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
1 Comentários
Anónimo Acho que isto deveria ser um dos principais focos da nossa sociedade porque é um horror ver algumas fotos das redes sociais, deviam ensinar estas magnificas técnicas de fotografia nas nossas escolas, elementos culturalmente tão ricos não podem passar despercebidos as nossas crianças pois é nosso dever ensinar as crianças de hoje e homens e mulheres de amanha como se tira uma porra de uma SELFIE.
07.05.2018
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!