Viagens & Gourmet

Os melhores destinos para vegans e vegetarianos em Portugal

A Associação Vegetariana Portuguesa reuniu as localidades com mais opções para vegetarianos e vegans. O estudo levou em consideração o número de restaurantes e festivais de cada localidade.
Por Camila Lamartine, 13.08.2019

A preocupação com a alimentação já não é novidade na vida dos portugueses. Cada vez mais, os hábitos alimentares e o estilo de vida saudáveis fazem parte das prioridades nacionais, diminuindo o impacto no ambiente e promovendo um consumo mais consciente.

Os lugares dedicados a este segmento no país, de restaurantes a festivais especializados, aumentaram mais de seis vezes nos últimos dez anos, chegando aos 172. Para além disso, já são mais de 120 mil o número de portugueses que se consideram vegetarianos, o que corresponde a 1,2% da população, como revela estudo da consultora Nielsen, citado pela Associação Vegetariana Portuguesa.

Encontrar um restaurante veg(an) já não é tão trabalhoso, mesmo nas cidades mais afastadas da grande Lisboa. Pensando nisso, a associação elegeu as 10 localidades em Portugal mais veg(an)-friendlys, levando em consideração os restaurantes que assim se declaram, os que não se declaram mas têm opções para quem é, e os festivais e outros eventos que promovem este lifestyle.

A cidade que encabeça a lista é – sem surpresas – Lisboa. São 27 restaurantes 100% vegan e 34 vegetarianos. Destaque para o pastel de Belém, que já existe em versão vegan ou para festivais como o Veggieworld, o Veganário e o VeggieVibes. A Pastelaria Batalha, em Lisboa, foi a última que anunciou pastéis de nata vegan. A receita é 100% plant-based, tanto a massa quanto o recheio não levam leite ou ovos, e eles garante que sabem como os originais. A novidade serve tanto para vegans quanto aos intolerantes à lactose ou com alergia ao ovo. A confirmar que Portugal está cada vez mais favorável à alimentação vegan, a gelataria artesanal Amorino lançou, em junho, três novos sabores 100% vegan: Laranja Sanguínea biológica, Frutas Exóticas (abacaxi, maracujá, laranja e tangerina) com infusão de Verbena e Groselha biológica, feito através da Cassis.

Em segundo lugar no ranking surge a cidade do Porto, conhecida pela sua francesinha, que também já ganhou uma interpretação vegetariana. A cidade apresenta inúmeras opções e até lançou uma espécie de mapa turístico dos espaços veg-friendly, chamado Veg & Go. Seguem-se Funchal e Braga, a primeira com mais de 20 opções de restaurantes vegetarianos e a segunda com mais de oito. Finalizando a lista, a vila de Paredes de Coura, que tem cinco restaurantes vegetarianos e organiza iniciativas ligadas à promoção desta alimentação.

Veja a lista completa:

1-Lisboa

2- Porto

3- Funchal

4- Braga

5- Lagos

6- Ponta Delgada

7- Cascais

8- Matosinhos

9-  Portimão

10- Paredes de Coura 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!