Viagens & Gourmet

O novo chá da tarde do Ritz é no tom coral da Pantone

Para além da inspiração na cor Living Coral, a novidade gastronómica do hotel tem uma mensagem ecológica.
Por Rosário Mello e Castro, 01.10.2019

Num dos últimos dias de verão, o céu estava indeciso entre os últimos raios de sol da estação quente e a neblina fresca do outono. Felizmente ganhou esta última, cenário ideal para nos sentarmos no lounge Almada Negreiros, uma das zonas mais bonitas do Hotel Ritz, vista sobre Lisboa de um lado, o mais bonito dos chás da tarde do outro.
Depois do lilás dos Jacarandás, o hotel voltou a inspirar-se na cor Pantone do Ano, o Living Coral, para criar um chá da tarde neste tom que é também um alerta para a vulnerabilidade dos recifes de coral dos oceanos. A pensar na mensagem ecológica da cor escolhida pela Pantone este ano, o Ritz Four Seasons Lisboa Hotel comprometeu-se ainda a reduzir o uso de plástico descartável, eliminando por completo as garrafas e os copos de plástico descartáveis das fontes de água, dos mini-bares dos quartos e do housekeeping. A ideia é consciencializar para a poluição dos oceanos e para os perigos que os recifes de coral enfrentam – os animais marinhos responsáveis por manter o equilíbrio marítimo estão entre as espécies mais ameaçadas

Começamos pelos salgados, das mini sandwiches de cogumelos ao salmão fumado, mas são os doces que chamam verdadeiramente a atenção – o chef de pastelaria Fabian Nguyen e o sous chef de pastelaria Diogo Lopes voltaram a superar-se. Um coral gigante, feito de chocolate, chega à mesa repleto de cardumes de peixes e conchas, tudo de se derreter na boca e chorar por mais e para ir roubando ao longo da tarde. Não fosse o delicioso chá Earl Grey e dificilmente conseguiríamos parar. Há scones quentinhos para barrar com mascarpone ou doce (ou ambos) e vários bolos em versão miniatura, cuidadosamente confecionados e pintadas à mão: tarteletes de pêssego rosa e macarrons de chocolate Ivoire e yuzu, para quem gosta de açúcar mas sem exageros, umas levíssimas madalenas de bergamota e éclaires de baunilha que nos deixam a lamber os dedos.
Para além do chá ou do champanhe, há ainda um cocktail que brinca com o tom coral, resultado da imaginação do Bar Manager, Sandro Pimenta, feito com Vodka Grey Goose, toranja, laranja sanguínea e uma solução salina feita com o sal marinho do Algarve. No fim, levamos para casa uma lata com sardinhas – de chocolate e em tom coral, claro está – para prolongar o prazer pela tarde seguinte. 


O quê? Chá da Tarde Living Coral. Onde? Four Seasons Hotel Ritz Lisbon, Rua Rodrigo da Fonseca 88, Lisboa. Quanto? A partir de €45. Quando? Até 15 de novembro; seg-dom, 15h30-18h30 Reservas: 21 381 14 00.

 

 

 

Tags: chá da tarde coral ritz pantone
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!