Viagens & Gourmet

Casas com Estória, um refúgio no Dão que alia a história à tradição

Há um novo alojamento local a descobrir no centro de Portugal, em Santa Comba Dão. Para fugir à azáfama da cidade, são as coordenadas perfeitas para desfrutar da natureza, boa gastronomia (inclui-se, claro, o vinho da região) e da genuinidade das pessoas.
Por Rita Silva Avelar, 26.02.2020

Apaixonados pela terra dos pais, a cidade de Santa Comba Dão, os irmãos Margarida, Mário, Ana e Pedro Pais de Sousa – oriundos de profissões tão diferentes como advocacia, gestão, marketing ou finanças mas que se complementam, aqui – uniram-se para abrir um negócio próprio de alojamento local. Com um enorme respeito pela tradição e pelas famílias que moravam nas cinco casas de laje de granito que reabilitaram, tornaram, assim, o projeto Casas com Estória em algo especial. A cidade, que conserva o estilo característico de pequena localidade rural da Beira Alta, é só por si um local encantador repleto de tradições ao virar de todas as esquinas. A simpatia das pessoas, e a sua autenticidade, fazem desde o sítio perfeito para estar em família, onde as crianças podem brincar livremente, e os pais podem namorar.

Aberto desde 2018, o Casas com Estória conta com cinco casas, cada uma com a sua história, que honra os antigos proprietários. A casa Alvorada herda o nome da proprietária, a costureira Alvorada, que dedicou a sua vida a esta arte manual, desde simples arranjos de costura à aplicação de rendas nos lençóis (o espaço conta, assim, com uma máquina de costura Singer, por exemplo). Há ainda a Casa Srª Júlia, que engomava com amor e primor; a Casa Dionísio, que trabalhou uma vida na serração e que se deslocava sempre de bicicleta (por isso, à porta, se encontra uma); a Casa Srª Maria, que homenageia uma educada senhora que cuidava das suas flores, e que colocava na sua escada; e ainda a Casa Sr. Miguel, que criou quatro filhos numa pequena casa, entre eles Dionísio, e que se dedicou à lavoura, era encarregado numa quinta, tratava do olival e da produção de azeite, da vinha e da produção do vinho e, ainda, da criação de gado. Das cores à decoração, todos os elementos de cada uma destas casinhas honram os produtores. Pelas manhãs, é colocado pão fresco dentro de um taleigo de pano, como antigamente, e o pequeno-almoço "da avó", como assim chama Ana, uma das proprietárias que está com frequência no alojamento, já se encontra no frigorífico. Cada uma das casas está apetrechada com o necessário para uma estadia cómoda e completa, desde lareira a cozinha, televisão e casa de banho. Se chegar ao alojamento já ao fim do dia, provavelmente encontrará uma lareira acesa no pátio exterior, com dois bancos em seu redor, um bom presságio para dias de pura tranquilidade. "A nossa preocupação foi sempre não perder a ligação às tradições, por isso o mobiliário surge muitas vezes em madeira ou em palhinha. As pessoas acabam por valorizar isso" contextualiza Ana Pais de Sousa, gestora do projeto, e mais presente a receber os hóspedes deste alojamento.

Em 2019, estes irmãos deram continuidade ao projeto num segundo capítulo com a abertura da loja do Sr. Costa, um edifício com bonitos azulejos azuis no exterior, que se situa em frente a uma ponte antiga, onde debaixo correm as águas da barragem da Aguieira. Por dentro, este novo edifício conta as histórias de uma mercearia de dois irmãos, que faziam chegar todas as novidades e que em muito contribuíram para o desenvolvimento da Vila.

Neste local, estão mais cinco quartos, com uma zona comum onde é servido o pequeno almoço. Da mercaria, os hóspedes podem retirar o que quiserem e precisarem, deixando os produtos que levarem apontados num caderno. "Quisemos recriar o ambiente de mercearia, porque era a mercearia típica da zona e nessa altura o Sr. Costa era muito importante aqui na região, até porque aqui à volta não havia nada. Esta loja era o ponto de abastecimento aqui da região" explica Ana.

Há muito por descobrir na região, e o Casas com Estória propõe algumas atividades que podem ser feitas em articulação com o local. É o caso do passeio de bicicleta na ecopista do Dão, com o Peter; o percurso pedestre das quedas de água de Paredes, em Mortágua; a vista à mata e palácio do Bussaco; a visita ao Museu do Caramulo (onde também pode ser realizado o passeio pelo Caramulinho); a visita à olaria Barro Preto em Molelos, Tondela; a visita a uma queijaria familiar e a um fumeiro, em Carregal do Sal; ou aproveitar para conhecer o Bordado Tibaldinho, em Mangualde. Além disso, estar no Dão é a oportunidade perfeita para visitar uma quinta vinícola. Sugerimos a Quinta da Teixuga, em Nelas, onde se situa a Caminhos Cruzados, projeto de enoturismo que produz alguns dos melhores vinhos da região em 43 hectares de vinha (15 no local) e que tem uma enóloga residente, Carla Rodrigues (Carlos Magalhães e Manuel Vieira como consultores). Aqui, é possível realizar provas de vinho, workshops como "enólogo por um dia", passeios na vinha, almoços e jantares vínicos e até piqueniques. A visita custa €7,50 por pessoa. Além disso, é um exemplo rigoroso de sustentabilidade, uma das qualidades que está na génese da empresa.

Para provar as iguarias da região, nada melhor que deslocar-se até Tondela, que fica a pouco mais de 10km destas casas boutique, para viver a experiência beirã do Três Pipos, em Tonda. Um restaurante típico, aberto há quase 30 anos e nas mãos de António Miranda, um dos sócios, o 3 Pipos serve entradas como salada de polvo, pataniscas, moelas ou favas, ou pratos como cabrito à casa, capão assado no forno, bochechinhas de porco assadas, polvo à lagareiro ou bacalhau com broa. Uma viagem gastronómica que, certamente, vale a visita a esta localidade vizinha.

Onde? Largo do Rossio, nº1, 3 e 5, Santa Comba Dão Reservas +351 91 879 56 23 ou ana@casascomestoria.pt.

Tags: santa comba dão estória casas com estória mário ana pais de sousa três pipos pedro pais de sousa sr. costa tondela gastronomia restaurantes lifestyle gourmet
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!