Fitness & Nutrição

O poder dos superalimentos

Os múltiplos estudos desenvolvidos nos últimos anos sobre o poder dos superalimentos têm evidenciado que a sua ingestão regular é benéfica para a saúde do nosso organismo. Seguindo o princípio de que o que é bom para o corpo é bom para a pele e para os cabelos, são diversas as marcas que se têm apoiado nestes ingredientes para conceber fórmulas inovadoras.
Por Carolina Silva, 11.11.2019

Para o cabelo: Segundo Jeni Thomas, cientista da Pantene, "da mesma maneira que os nutrientes se encontram nos superalimentos, a nova fórmula da Pantene contém pro-vitamina B5, lípidos e antioxidantes como os que encontramos nos superalimentos. A nova linha Superalimento BB7 da Pantene pode oferecer a nutrição lipídica equivalente a metade de um abacate para nutrir o seu corpo".

Para a pele: Foi com os superalimentos em mente que a dermatologista romena Mirela Suta aprofundou a sua investigação sobre o potencial da espirulina numa pesquisa que resultou no desenvolvimento da Suta Spirulina Technology, actualmente com 29 produtos. A marca criada por aquela especialista recomenda este como um dos ingredientes com capacidade para aperfeiçoar a pele, mas alerta que, antes de proceder a qualquer tratamento, se faça uma análise ao estado dermatológico. "A pele baça surge como consequência da asfixia do poro: há uma oxidação do folículo e forma-se uma camada córnea por cima que torna a pele baça. Uma boa limpeza de pele resolve tudo!", explica. "Em consultório deverá ser feita a cada três meses (no caso de a pele ser oleosa) e a cada seis meses, no caso de uma pele seca ou sensível." Reforça ainda a importância de fazer uma boa limpeza em casa e de não deixar de limpar o rosto de manhã, já que há uma libertação de toxinas durante a noite que se acumulam na epiderme.

Para o organismo: Opte por juntar ao seu pequeno-almoço superalimentos com níveis elevados de vitaminas, de antioxidantes, de proteínas e de minerais. É o caso do chá matcha, rico em catequinas e antioxidantes, da maca, rica em fibras e proteínas, do pó de cacau, rico em zinco e antioxidante, curcuma, anti-inflamatória e antioxidante, espirulina ou açaí. No período pós-festas a mesma recomendação é válida, mas aproveite os primeiros dias do ano para fazer uma alimentação saudável, ao invés de iniciar uma dieta radical. Uma alimentação equilibrada, rica em antioxidantes e em ingredientes que reforcem a barreira cutânea (abacate, peixes gordos, nozes e sementes), será sempre mais benéfica. Se possível coloque de lado, durante algumas semanas, as carnes vermelhas, produtos lácteos, fritos, produtos processados, açúcares, álcool e café.

Beba sumos

Teresa Alves Barata, health coach e fundadora da Liquid, sugere o smoothie Clorofillissímo que considera perfeito para depois das festas e para conseguir uma pele mais bonita, explicando a vantagem de cada um dos ingredientes: "O pepino e o aipo estão repletos de vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a desintoxicar e, ao mesmo tempo, revitalizam e hidratam a pele. Os espinafres são uma excelente fonte de ferro, clorofila, magnésio, fibra, proteína e vitaminas A, C e E, especialmente boas para a pele. O abacate ajuda a combater estrias, rugas e celulite, pois é rico em vitamina C que contribui para a produção de colagénio, dando firmeza à pele. Além disso, está também repleto de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Por fim, o abacaxi é um poderoso anti-inflamatório que actua directamente na pele e ajuda a combater a acne, dando também firmeza." Acrescenta ainda a receita para experimentarmos em casa:

  • 1 maçã partida aos quartos
  • 1 fatia de abacaxi
  • ¼ de pêra abacate
  • Sumo de 1 pepino
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 mão-cheia de espinafres
  • 2 talos de aipo

Preparação: fazer os sumos de pepino, aipo e gengibre na centrifugadora. Colocar o sumo na blender, adicionar os restantes ingredientes e misturar bem. Beber de imediato. 

O toque verde: Se não conseguir evitar a palhinha, opte por uma ecológica, como as Sucka. Fabiana Delcanton, uma das fundadoras da marca, explica os valores que levaram à criação desta nova marca: "Acreditamos que as pessoas adoram seguir as tendências e, infelizmente, a realidade é que é mais fácil minimizar a poluição fazendo um item reutilizável e acessível do que mostrar imagens negativamente impactantes." As Suckas estão disponíveis em três tons brilhantes: The Golden Gulper, The Silver Slupper e The Starlight Sipper (€11 saco de linho com as três).

Tags: superalimentos organismo pele corpo alimentação beleza
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!