Bem Estar

Terapia da felicidade

Para atingir o nirvana, rumemos ao Butão. Caminhadas terapêuticas, meditação e banhos tradicionais desenham um verdadeiro convite à imersão neste reino secreto.
Por Máxima, 05.01.2016
As estrelas indicaram o caminho: Brad Pitt, Cameron Diaz, Eva Mendes, Keanu Reeves, Demi Moore, Sting, Uma Thurman ou Richard Gere terão vindo aqui cuidar do seu karma, seguindo-se um verdadeiro cortejo de ultrarricos em busca de espiritualidade e de bem-estar alternativo. O aqui a que nos referimos é o Butão, um pequeno território em forma de nuvem, encravado entre a Índia e o Tibete, o último dos reinos dos Himalaias, o único país do mundo onde a riqueza não se mede em termos de PIB, mas sim de FIB – felicidade interna bruta.

FELICIDADE À LA CARTE
A felicidade, a paz interior é aquilo a que aspira Sue, de 40 anos, uma advogada norte-americana que veio fazer um retiro de bem-estar ao Uma by Como, em Paro. Instalado naquela que foi a residência de um abastado senhor, este hotel – um dos estabelecimentos mais apreciados do reino e o único a dispor de uma piscina interior – propõe, em modo de luxo ecológico, todos os tipos de experiências de felicidade, vendidas à la carte. Meditação, tratamentos holísticos, excursões, trekkings… tudo, em média, a 800 dólares por dia (cerca de €735). A serenidade tem o seu preço.

INSTALAR-SE NO INSTANTE
À saída da sessão, frente ao fogão tradicional que aquece a sala de repouso, trocamos impressões. Sue não atingiu o nirvana, mas congratula-se: conseguiu instalar-se durante "alguns minutos no instante". Assim corre a vida no Uma, santuário para happy few perdido no reino do Butão.

MEDITAÇÃO
No fim do dia, o grande estúdio de yoga transforma-se em sala de meditação. Saudamo-nos, sentamo-nos no chão e escutamos Damcho, o mestre da sessão. "Quando o nosso espírito está em paz, somos felizes, sejam quais forem as condições em que vivamos. Pelo contrário, sentimo-nos infelizes quando o nosso espírito está atormentado, mesmo que disponhamos de condições materiais excecionais." Com uma voz segura e tranquila, convida cada um de nós a fechar os olhos e a adotar uma respiração longa e profunda. "Sintam o ar que entra e sai das vossas narinas. Inspirem… Expirem… Observem essa sensação…" Esforçamo-nos, mas pensamentos de toda a sorte vêm parasitar a nossa atenção: a respiração do vizinho do lado, o timbre dos cânticos butaneses, as compras que ainda queremos fazer antes de ir embora... Uma caneca com a efígie do casal real: Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, o príncipe encantado dos Himalaias, e Jetsun Pema, a mais bela rainha do mundo. Parece que são muito queridos no Japão… Como se adivinhasse as nossas deambulações, Damcho intervém: "O nosso espírito é permanentemente atravessado por pensamentos que se sucedem uns aos outros. Deixemo-los passar como as nuvens passam no céu. E reencaminhem a vossa atenção para a respiração. Inspirem… Expirem…"

HABITAR O SEU CORPO
De regresso ao Uma, seguimos rapidamente para o Como Shambhala Spa, para recebermos o nosso tratamento quotidiano. Massagens ayurvédicas, cuidados com plantas medicinais locais: cada um escolhe a sua recompensa, ao sabor da sua vontade. Após cinco horas de marcha, optamos pelo banho tradicional butanês, num pavilhão inteiramente dedicado a este ritual. Seixos aquecidos numa lareira são mergulhados na água, numa grande banheira de teca, libertando numerosos minerais preciosos. Embora ligeiramente escaldados, sentimos dissiparem-se todas as tensões musculares. Sonam, a responsável pelo spa, diz-nos mais sobre o espírito do local: "Através de todos os nossos cuidados, procuramos ajudar os nossos pacientes a habitar mais o seu corpo. Por trás das crispações, escondem-se muitas vezes emoções recalcadas: só um toque intuitivo permite detetá-las e libertá-las." A demonstração fica para o dia seguinte, por ocasião de uma Como Shambhala Massage – uma experiência única que combina técnicas suecas, drenagem linfática, reiki e óleos essenciais.
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!