Fitness

Quatro posições de ioga que pode fazer em casa

A professora Filipa Veiga mostrou-nos como é possível exercitar-se mental e fisicamente em pouco tempo.
Por Aline Fernandez, 08.05.2019

A correria do dia a dia pode manter-nos afastadas do ginásio e as viagens de trabalho e férias podem tirar-nos o tempo suficiente para praticar exercício. A pensar numa solução para isso, encontrámo-nos com a professora de ioga Filipa Veiga, autora do livro Yoga-me, a arte de abrir o coração, e pedimos-lhe uma opção rápida e eficiente para estas situações. Tome nota:

Comece sentada, durante pelo menos um minuto, para respirar.

1. A primeira posição é a saudação ao sol. Se tiver mais tempo disponível, pode fazer até cinco repetições desta.
2. Em seguida, faça a postura do triângulo ou Uthita Trikonasana. Entre na posição e faça cinco respirações (uma inspiração e uma expiração equivalem a uma respiração). Aqui, é importante abrir o peitoral. Caso tenha mais tempo, permaneça repita o movimento até às oito respirações, mas não faça mais vezes.
3. A terceira é a Paschimottanasana. No vídeo há uma sugestão mais fácil para quem tem menos elasticidade. Nesta posição, caso tenha mais tempo, pode permanecer até às oito respirações, mas não o faça mais vezes. Este exercício atua com a subseqeente ativação do sistema nervoso parassimpático, área responsável por proporcionar uma sensação de relaxamento e de profunda quietude, diminuindo a frequência cardíaca e a taxa respiratória.
4. Para finalizar, faça a preparação para a ponte. Tenha atenção aos pés, mantenha-os paralelos e não muito afastados das mãos. A opção de fechar as mãos abre mais o peitoral. Se tiver tempo, pode fazer cinco repetições desta.
Para conhecer a professora e tirar mais dúvidas sobre o ioga, basta passar pelo Máxima Beauty Summit. Filipa será a moderadora da talk que abordará o tema ‘Estratégias para o bem-estar’ no sábado, dia 11 de maio às 12h, nas Cavalariças do Pestana Palace Hotel Lisboa.

Após o Beauty Summit, Filipa está a organizar um retiro direcionado ao divino feminino na segunda semana de junho, em Mafra. Neste Women’s Retreat, o objetivo de Filipa Veiga será honrar as mulheres e fornecer a todas as participantes os elementos de que necessitam para nutrir e satisfazer a sua alma e conexão femininas. "Vamos elevar-nos como irmãs de alma e conectarmo-nos através de ioga orientado para a mulher, de ciclos, purificações, banhos de ervas, bem como compreender o uso de ervas e como usar estas técnicas na nossa vida diária. Como irmãs, pretendemos recuperar as tradições yogis e os conhecimentos ancestrais e fortalecermo-nos mutuamente como filhas da Terra", resume Filipa. Os interessados poderão participar deste retiro, onde Filipa estará com Maria Terra a demonstrar como cada mulher pode abraçar a sua natureza e tradições yogis na sua vida. Estão programados momentos de partilha de refeições e workshops sobre tópicos femininos, para ativar uma vida consciente que inspira a fazer escolhas ponderadas.

Onde? Casa Shanti – Penedo do Lexim, Mafra 2640-362 Mafra. Quando? De 7 a 10 de junho. Quanto? €495 por pessoa com alojamento. Reservas: filipa@filipaveiga.com ou +351 935663040.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!