Bem Estar

Quando o pensamento é a resposta

Num mundo cada vez mais apressado, cheio de informação e ritmos exigentes, com calendários repletos de atividades, é necessário dar tempo ao tempo.
Por Máxima, 19.02.2016

O pensamento tem essa capacidade. Concede-nos mais horas, transporta-nos para outros lugares, satisfaz desejos, quebra este tempo sem tranquilidade.

O pensamento pode ser transformador e clarificar as questões quotidianas mais complexas. Perante circunstâncias adversas, é a chave para encontrar soluções e recuperar o bem-estar psíquico. Mas este não é um exercício fácil. Pensar com clareza requer concentração e principalmente equilíbrio.

Se o pensamento é a resposta, deve ser tão livre quanto possível e não ter apenas como caraterística ser objetivo, e muito menos óbvio.

Ao ampliar as perspetivas e procurar significados, vai poder conhecer-se mais e melhor. Criar momentos de reflexão é a solução para mudanças positivas.

Poder analisar as suas intenções e expetativas com criatividade, sendo o mais genuíno possível, é uma conquista única. Ao agir de acordo com o "suposto" alimenta um sentimento de não verdade, de falta de liberdade. Explorar um pensamento que possibilita escolhas e não limita, permite interpretar a vida como deseja, sem julgamentos alheios.

Estamos habituados a pensar a realidade de acordo com conceitos estabelecidos. Conhecemos bem aquela voz interior que se apresenta com regras e limitações e que nos diz constantemente o que - e como - fazer. Mas e se essas decisões "emprestadas" não trouxerem alegria e forem apenas ideias transmitidas pela família, amigos, colegas, vizinhos?

Aparentemente benéficas, pela sensação de familiaridade e previsibilidade, estas  ideias que influenciam as nossas escolhas, podem representar crenças, não fatos, nas quais não acreditamos nem nos revemos. Como resultado, podem surgir inquietações e descontentamento.

O pensamento tem um papel essencial, revela as expetativas, consolida as decisões e é o primeiro passo para qualquer realização. Ofereça-lhe um lugar privilegiado, pois em troca conseguirá tranquilidade e bem-estar.

 

Sugestões para encontrar o caminho certo:

1. Descubra, através de tentativas, qual a melhor maneira de encontrar um espaço/tempo dedicado exclusivamente ao exercício de pensar. O objetivo é interpretar as mensagens do corpo e da mente.

 

2. Pense e aconselhe-se como se fosse o seu melhor amigo.

Criando esta distância imaginária pode avaliar melhor as situações e encontrar perspetivas benéficas.

 

3. Tenha presente as suas capacidades, conquistas e métodos de realização, reforce positivamente o seu pensamento.

 

4. Desenvolva uma certa tolerância perante situações desfavoráveis, buscando mais formas de compreensão e soluções alternativas.

 

5. Estimule a sua mente e crie novos objetivos. Ao desafiar as limitações que se impôs, pode criar um novo tempo – o tempo para usar a imaginação.

 
Por Lúcia D'Almeida

1. Descubra, através de tentativas, qual a melhor maneira de encontrar um espaço/tempo dedicado exclusivamente ao exercício de pensar. O objetivo é interpretar as mensagens do corpo e da mente.
2. Pense e aconselhe-se como se fosse o seu melhor amigo.  Criando esta distância imaginária pode avaliar melhor as situações e  encontrar perspetivas benéficas.
3. Tenha presente as suas capacidades, conquistas e métodos de realização,  reforce positivamente o seu pensamento.
4. Desenvolva uma certa tolerância perante situações desfavoráveis, buscando mais formas de compreensão e soluções alternativas.
5. Estimule a sua mente e crie novos objetivos. Ao desafiar as limitações que se impôs, pode criar um novo tempo – o tempo para usar a imaginação.
1. Descubra, através de tentativas, qual a melhor maneira de encontrar um espaço/tempo dedicado exclusivamente ao exercício de pensar. O objetivo é interpretar as mensagens do corpo e da mente.
2. Pense e aconselhe-se como se fosse o seu melhor amigo.  Criando esta distância imaginária pode avaliar melhor as situações e  encontrar perspetivas benéficas.
3. Tenha presente as suas capacidades, conquistas e métodos de realização,  reforce positivamente o seu pensamento.
4. Desenvolva uma certa tolerância perante situações desfavoráveis, buscando mais formas de compreensão e soluções alternativas.
5. Estimule a sua mente e crie novos objetivos. Ao desafiar as limitações que se impôs, pode criar um novo tempo – o tempo para usar a imaginação.
1. Descubra, através de tentativas, qual a melhor maneira de encontrar um espaço/tempo dedicado exclusivamente ao exercício de pensar. O objetivo é interpretar as mensagens do corpo e da mente.
Quando o pensamento é a resposta

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