Lifestyle

Os truques de uma personal organizer

É organizadora e consultora KonMari, o método da rainha das arrumações Marie Kondo. Falamos com Rafaela Garcez sobre organização dos armários de beleza para esta rentrée.
Por Carolina Silva, 07.10.2019

Porque é que a rentrée é uma altura otima para fazermos limpezas e arrumações?
Porque é o começo de um ciclo novo para a grande maioria das pessoas. Seja porque as crianças regressam às aulas, seja porque voltamos das férias e precisamos de reorganizar rotinas, escolhas, inscrições, a casa e voltar ao trabalho. É o momento perfeito para fazer uma grande seleção de tudo o que queremos manter na nossa vida. E de reflectir sobre se toda a roupa que temos no nosso armário está alinhada com a nossa próxima fase, com quem somos, se queremos manter no nosso espaço e mais importante, se nos faz feliz. Por exemplo, se utilizamos malas de viagem, tendas ou guarda-sóis, objetos mais comuns nas férias, devemos colocá-los nos seus devidos espaços, seja em arrecadações ou garagens, e organizar estes espaços. Neste caso, devemos fazer também uma seleção de todos os produtos que temos em casa e que vamos utilizar nesta nova fase ou em breve, questionar a quantidade de produtos de cosmética a que realmente damos uso e precisamos, questionar se aquilo que utilizamos nos faz bem, acresce algo de positivo ao nosso corpo e se essa rotina faz sentido neste rentrée.

Quais são as regras chave para organizar a maquilhagem e os produtos de cosmética?
Tal como em todas as categorias de objetos da nossa casa e da nossa vida, o método de Marie Kondo, ajuda-nos a por este "departamento" em ordem."Does it spark joy?" é a frase de Marie Kondo, que nos propõe, através do método KonMari, questionar se tudo aquilo que temos em casa (e na vida) nos traz alegria. Ter a casa organizada não é um objetivo, mas sim a ferramenta para atingirmos a nossa vida ideal – é o que a japonesa nos transmite de forma tão clara e positiva.

Devemos portanto, agrupar tudo por categoria e sub-categorias. Colocar toda a maquilhagem e produtos de beleza espalhados pela casa (e pela mala) no mesmo local, desta forma, conseguimos ter a visão geral de tudo o que temos e a quantidade de produtos que acumulamos. Ao fazermos este exercício, imediatamente percebemos que muitas vezes a quantidade do que temos é superior ao necessário e a seleção torna-se mais fácil. Depois é altura de questionar individualmente cada item. Sim, um de cada vez:

  • Qual a validade do produto?
  • Ainda o usamos?
  • Com que regularidade?
  • Está em condições de uso? (sabemos que aquele pó partido nunca vai ser usado de uma forma prazerosa)
  • Voltaríamos a comprá-lo?
  • Faz-nos sentir bem?
  • Traz o melhor de nós?
  • E mais importante, traz-nos alegria?

Aqui precisamos de ter um sentimento de desapego em relação aos produtos que sabemos que não usamos e que nunca vamos usar (nem naquela festa de carnaval daqui a dois anos). Deixe ir produtos para abrir espaço e harmonia à sua casa. Pense se precisa das 500 amostras e pequenas embalagens dos hotéis. Só vale a pena manter as que utiliza ou tem a certeza que vai utilizar. Seja honesta consigo e tome a decisão certa. Marie Kondo recomenda agradecer ao objeto que estamos a deixar ir, a função que teve na nossa vida. "Obrigada por me hidratares e fazeres perceber que o cheiro de amêndoa não é o meu preferido". Desta forma estamos a valorizar o papel que teve na nossa vida e o "deixar ir" torna-se mais fácil.

Organizar por categoria, se possível num só local. O ideal é mantermos os produtos da mesma categoria todos juntos. Claro que se tiver uma bolsa de maquilhagem na carteira, essa terá que andar sempre consigo, mas o restante, é importante ficar tudo junto. Cada objeto tem que ter um espaço definido para si, caso contrário a desorganização voltará. Encontre caixas organizadoras para manter os seus produtos ordenados de forma eficaz. Escolha aquelas que goste mais e que lhe tragam alegria, não se esqueça que vai olhar para elas todos os dias. Analise o espaço que tem disponível e qual o local de melhor e mais fácil acesso. Faça uma limpeza profunda de todos os produtos, pincéis e caixas organizadoras.

A maquilhagem e produtos de beleza usados diariamente ou de forma mais regular, ficam num local mais acessível. Tudo o que seja utilizado de forma menos regular, como produtos de viagem, pode ficar guardado num local menos acessível, no fundo da gaveta, por exemplo. Coloque sempre que possível, os produtos na vertical, desta forma aproveita o espaço e consegue que o líquido fique sempre na parte de baixo da embalagem de forma a facilitar a sua utilização. Concluindo, tire umas horas da sua vida e faça estas pequenas mudanças para ter uma rotina mais fácil e harmoniosa antes do seu dia começar e antes de dormir. É um momento seu, onde se tudo tiver organizado, trará alegria e bem-estar. Pequenas ações como, deitar fora o que está fora da validade, colocar em caixas no interior das gavetas ou prateleiras, limpar as gavetas e usar as paredes como mais um local de organização, vão trazer-lhe muito espaço e conforto. Experimente!

Onde devemos guardá-los?
A casa de banho, apesar de muitas vezes ser o local mais prático, não é o mais
indicado, pela humidade ou odores característicos do local, o quarto ou o closet são melhores locais para ter este tipo de produtos. Qualquer tipo de stock que tenha de produtos ou maquilhagem que usa muito mas ainda estão fechados, podem também ficar guardados num local menos acessível e todos juntos, assim já sabe onde ir buscar quando um produto acabar, para além de saber exatamente a quantidade de unidades que tem de cada categoria, não correndo o risco de comprar a mais. Se não tiver mais espaço nas gavetas, pondere o espaço vertical nas paredes, assim estará a otimizar o espaço disponível e com tudo organizado, tenho a certeza que lhe trará alegria.

Quais são as melhores práticas de organização quando o espaço é escasso e os produtos são muitos?
Vivermos no nosso presente e com a quantidade de produtos que o nosso espaço permite. Guardar produtos para futuros hipotéticos ou para quando tiver espaço, não é aconselhado. Ter muitos produtos acumulados faz com que fiquem pendentes durante muito tempo, e correm o risco de perder a validade. Seja consciente e realista. Precisamos de muito pouco para vivermos e para sermos felizes. O mesmo se aplica à cosmética e produtos de beleza.

Pode indicar alguns locais perfeitos para encontrar objectos úteis e práticos para organizar os cuidados de pele?
Marie Kondo, sugere encontrarmos algo que temos em casa antes de comprarmos seja o que for. Este é um processo de organização que tem tendência a minimizar o número de produtos que mantemos em casa. Muitas vezes, aquelas caixas que temos em casa são as suficientes para organizarmos tudo. Explore noutras divisões da casa se não encontra caixas perfeitas para este fim. Se não tiver de todo, qualquer loja de produtos de organização de casa - MUJI, IKEA, Leroy Merlin ou Aki, têm excelentes opções úteis para organizarmos os nossos cuidados de pele e estética. Escolher caixas laváveis, com forma rectangular ou quadrada é o ideal para esta categoria de objetos.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!