Comportamento

Os cincos hábitos saudáveis que podem dar-lhe anos de vida

Passos simples que podem dar às mulheres mais 14 anos, e aos homens 12 segundo um novo estudo da Universidade de Harvard.
Por Carolina Veiga, 30.10.2018

Ter uma dieta saudável, fazer exercício regularmente, manter um peso saudável, não beber muito álcool e não fumar. Não é difícil. Na tentativa de perceberem a possibilidade de prolongar a vida com qualidade, uma investigação de um grupo de cientistas de Harvard T.H. Chan School of Public Health, estudou os hábitos menos saudáveis de cerca de 123 mil pessoas, durante 34 anos. Os resultados, publicados na revista Circulation, deixam claro que respeitar estas cinco normas pode conduzir a um aumento da esperança média de vida quando comparado com quem não as segue. Ainda assim, pode aumentar até 14 anos, se falarmos em mulheres, e 12 anos, no caso dos homens.

Numa fase de averiguação dos dados, verificou-se que, de entre as mais de 120 mil pessoas envolvidas neste estudo, se registaram cerca de 42.000 mortes. Foi feita uma análise detalhada ao estilo de vida de cada pessoa, e constatou-se, de facto, uma diferença significativa de quem cumpre ou não, as cinco regras de ouro.

O estudo foi feito com base na população dos Estados Unidos da América, que ocupam o 31.º lugar da lista dos países com melhor esperança média de vida, mas que, mesmo assim, continua com uma taxa de obesidade muito alta.

Tags: harvard t.h. chan school public health circulation estados unidos da américa saúde qualidade de vida desporto dieta estudo eua obesidade;
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!