Comportamento

Não deixe que o Instagram a deprima

Para começar, não compare a sua vida com as imagens perfeitamente filtradas do seu feed.
Por Aline Fernandez, 05.04.2018

Há muitas pesquisas que sugerem que o uso excessivo de redes sociais pode estar ligado a problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. Alguns até sugerem que o Instagram é a pior aplicação para a sua saúde mental porque o desfile interminável de fotografias facilita a comparação da própria vida com as imagens perfeitamente filtradas do feed. Com isso em mente, não é de admirar que tantos de nós testem detoxes digitais para limpar a cabeça.

É um facto que o efeito das redes sociais na sua saúde mental depende do seu histórico pessoal e do modo como cada pessoa usa as suas aplicações. Nós, seres humanos, temos uma necessidade inata de comunicar, e a tecnologia, felizmente, tornou isso mais fácil. Relembre os hábitos saudáveis que pode adotar para tornar o seu tempo online mais positivo, sem ter de ficar completamente fora do radar.

Desligue as notificações

Receber notificações sempre que alguém gostar ou comentar as suas publicações garante que não perca nada. Esses alertas apenas a distraem e podem alimentar a ansiedade.

Esconda as aplicações

Fora da vista, fora da mente. Mova as aplicações das redes sociais da página inicial do ecrã do seu telemóvel. Tem de tornar mais difícil para si mesmo o ato de estar constantemente ligado e, para isso, é preciso esforço.

Reserve um tempo específico para ver os posts

Se não consegue parar de verificar compulsivamente o feed, comece a desabituar-se ao reservar um tempo do dia para analisar as suas aplicações. E só. Quer seja cinco minutos a cada hora ou 15 minutos a cada duas horas, até chegar a 20 minutos por dia, por exemplo. A chave do sucesso é manter o seu tempo definido e não permitir-se espiar fora do horário.

Seja consciente sobre os seus "gostos"

Preste atenção a quais publicações gosta e porquê. Fez ‘like’ naquela foto no Instagram porque realmente gostou ou porque o toque duplo agora é uma segunda natureza para si?

Deixar de seguir ou silenciar pessoas (se for necessário)

Tentar limitar o uso nas redes é uma maneira de tornar um pouco mais fácil a vida da sua saúde mental, mas se isso não for suficiente, talvez seja altura de cortar a sua lista de seguidores. Deixar de seguir as contas que a fazem sentir mal pode ajudar – e se é muito estranho para si deixar de seguir alguém que conhece pessoalmente, tente silenciá-lo. O mesmo vale para a visualização das histórias. Confira a sua lista de seguidores para ter a certeza de que está apenas a seguir contas e pessoas que realmente lhe trazem alegria.

Tags: instagram saúde mental depressão
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!