Bem Estar

Cientista portuguesa conquista Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016

Por Máxima, 11.03.2016

Susana Sargento, docente do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e investigadora do Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA), venceu o Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016. Atribuído pela Comissão Europeia com o objetivo de reconhecer as empreendedoras que se destacaram por introduzir ideias inovadoras no mercado, o prémio de 100 mil euros foi anunciado hoje, ao final da tarde, em Bruxelas. Susana Sargento, co-fundadora da Veniam, uma startup que é responsável pela criação e gestão da maior rede veicular do Mundo, foi a primeira portuguesa entre as nove finalistas ao Prémio.

Esta é a terceira edição do Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia que já se realizou em 2011 e 2014. O concurso é aberto a mulheres fundadoras ou cofundadoras de empresas e de alguma forma relacionadas com os programas de financiamento da Comissão Europeia. Com a distinção destes exemplos, a Comissão Europeia procura também inspirar outras mulheres europeias.

Susana Sargento, docente no DETI e investigadora no IT, é responsável pelo grupo de investigação Arquiteturas e Protocolos de Redes. Doutorada em Engenharia Eletrotécnica pela UA em 2003, Susana Sargento foi docente no Departamento de Ciências de Computadores na Universidade do Porto, entre 2002 e 2004, e foi professora convidada na Universidade de Carnegie Mellon (EUA) em 2008/2009.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!