Comportamento

Chai - o chá maravilhoso

A receita ayurvédica de chai de Filipa Veiga.
Por Filipa Veiga, 16.01.2016
Depois de muitos pedidos, aqui partilho a minha receita ayurvédica de chai, uma deliciosa bebida para estes dias de Inverno que nos deixa hidratados e acima de tudo quentinhos e confortáveis.
Este chai ajuda a sobreviver ao frio, é um ritual que nos aquece não só o corpo como a alma.
Com origem na Índia, o masala chai é um chá preparado à base de folhas de chá preto e várias especiarias. Tem um sabor intenso e forte, é antioxidante e possui várias propriedades terapêuticas. Eu não uso chá preto e tenho tido resultados ótimos com o chá de Rooibos, de uma folha proveniente da África do Sul cheio de antioxidantes com muitos benefícios para a saúde. A combinação das especiarias indianas com o chá sul-africano mantém a digestão forte, aumenta o metabolismo, estimula a circulação assim como serve de boost ao sistema imunológico. 
 
Ingredientes:
   3 chávenas de água
   1 chávena de leite orgânico (que pode ser substituído por leite de amêndoa, cânhamo de leite, leite de arroz ou de aveia)
   3 colheres de sopa de rooibos chá vermelho
   3cm de gengibre fresco, finamente picado ou ralado (se não conseguir gengibre fresco pode ser substituído com 1 colher de chá de gengibre em pó)
   1 colher de chá de sementes de cardamomo trituradas
   2 paus de canela
   7-10 pimenta preta
   7-10 cravinhos
   mel a gosto
 
Instruções:
Ferva a água numa panela média. Adicione as especiarias. Cozinhe em lume brando durante 15 minutos. Adicione o chá e deixe actuar durante cerca de 8 minutos. Adicione o leite e volte a ferver por mais 2 minutos. Coe e sirva.
Depois do chá arrefecer um pouco, adicione o mel a gosto.
Saboreie e desfrute!
 
Tags: índia áfrica do sul chai yoga filipa veiga
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!