Fitness & Nutrição

Café ajuda a emagrecer e previne doenças

Um novo estudo diz que o consumo moderado desta bebida pode contribuir para a perda de peso e ajudar o sistema respiratório.
Por Ana Rita Paiva, 26.06.2019

Um estudo realizado pela Universidade de Nottingham, em Inglaterra, e publicado na revista Scientific Reports, revela que o café pode ajudar no emagrecimento. No relatório, o coordenador da investigação (e professor da escola de medicina nesta universidade) Michael Symonds explicou que "a gordura boa funciona de forma diferente da restante gordura do corpo e produz calor, queimando açúcar e gordura (má), muitas vezes em resposta ao frio".


A gordura boa, também conhecida como gordura castanha, é um dos dois tipos de gordura encontrados no organismo do ser humano. Esta gordura era, até há pouco tempo, atribuída apenas a bebés, mas foi descoberto que os adultos também a possuem. A sua principal função é gerar calor corporal que queima calorias, contrariamente à gordura branca ou "má", que é o resultado do armazenamento de calorias em excesso.


Este investigador revela ainda que a próxima etapa deste estudo será avaliar qual é o ingrediente da bebida responsável por este efeito, acrescentado que depois de o identificar, irá usá-lo "como parte de um regime de controlo de peso ou como parte de um programa de regulação da glicose, para ajudar a prevenir a diabetes". Esta equipa de investigadores usou ainda uma técnica não-invasiva de geração de imagens térmicas  para fazer rastreios as reservas de gordura castanha do corpo.


Os benefícios da cafeína não ficam por aqui, esta bebida também ajuda a melhorar o desempenho na realização de exercícios físicos, proporciona uma melhoria na concentração, e ainda previne doenças como Parkinson.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
2 Comentários
Jorge Fernandes Um comentário tem uma base a partir da qual emitimos opiniões. Ora, o comentário que me pedem não tem nenhuma referência a partir da qual eu poderia dissertar. Está imediatamente abaixo de 4 notícias, duas das quais intitulam "Cláudia Vieira está grávida" e "Pedro Teixeira já reagiu à gravidez da ex Cláudia Vieira". Sobre estas duas notícias apenas tenho a dizer o seguinte: são seres desprezíveis a quem um inútil qualquer deu a importância que não merecem. Vivem parasitariamente da cuscuvelhice e da obsoleta ostentação de uma estupidificante vaidade.
29.06.2019
Anónimo E DÁ TUSA?
26.06.2019
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!