Comportamento

10 truques para dormir melhor

Ter uma boa noite de sono é vital para ter um bom dia seguinte, mas muitas vezes distraímo-nos com certos hábitos que afetam o nosso padrão de sono. Saiba como evitá-los.
Por Inês Fernandes, 15.03.2019

Por vezes, quando tentamos dormir parece que o mundo inteiro conspirou contra a nossa boa noite de sono e enquanto há factores exteriores que não conseguimos controlar, também existem hábitos que ajudam a conseguir adormecer mais facilmente.

  1. Horário regular para dormir
    Manter um horário regular de sono ajuda o corpo a saber que a partir de uma certa hora é altura de descansar. O cérebro renova energias e o corpo descansa enquanto dormimos, portanto é fulcral dormir bem para recuperar energia e aliviar o stress.

  2. Evitar atividades que nos despertem:
    Diminuir o brilho do ecrã do telemóvel, baixar o volume da televisão e evitar comer refeições pesadas, uma hora antes de ir dormir – são tudo fatores que ajudam a criar um ambiente calmo e propício para adormecer. Deve também evitar bebidas com cafeína ou estimulantes, como café ou chá.

  3. Ambiente:
    Para que o corpo associe o quarto a um lugar de relaxamento, invista em mobília clara e leve, que não sobrecarregue o olhar. Uma cama confortável e uma almofada adequada também ajudam a um melhor descanso. Não deixe o computador nem outros objetos que associa ao trabalho perto da cama.

  4. Oiça o seu corpo:
    Quando começar a sentir sinais de cansaço, como bocejar, necessidade de alongar, pálpebras pesadas ou olhos inchados, significa que precisa de ir dormir. Se acordar a meio da noite e não conseguir voltar a dormir, faça uma actividade silenciosa e, de preferência, longe do brilho dos ecrãs, como ler.

  5. Não calcule quantas horas vai dormir:
    Ir dormir a calcular quantas horas vai conseguir dormir, e quantas horas precisa, causa stress e ansiedade. Adormecer com esses pensamentos só vai distrai-la da tarefa principal e mais importante: adormecer.

  6. Tire algum tempo para si:
    Dormir pouco ou mal está muitas vezes associado ao stress e à ansiedade, portanto lidar com os problemas conforme eles vão aparecendo evita que volte a pensar no assunto quando se vai deitar. Muitas vezes quando estamos sozinhos e o ambiente está escuro e silencioso, os nossos pensamentos mais exaustivos e os nossos problemas surgem na nossa mente. No entanto, para adormecer facilmente devemos estar calmos e repousados e pensar em coisas que nos dão prazer. Foque-se nestes elementos do seu dia e procure resolver mentalmente os problemas durante o dia.

  7. Olfato:
    Os óleos essenciais podem ajudar a descontrair. Certos cheiros, como a lavanda, promovem o relaxamento. Esfregue um pouco no pulso, na mão ou espalhe pelo quarto, pois estes óleos vão criar um local calmo e relaxante, propício para uma boa noite de sono.

  8. Som:
    Há sons que podem ajudar a adormecer: os pequenos ruídos da natureza, como os da água ou da floresta, mascaram outros sons exteriores que afetam o sono e, por isso, ajudam a adormecer. Há playlists e aplicações nas quais consegue ouvir este tipo de som de fundo relaxante.

  9. Dormir cedo demais não ajuda:
    Ouvir o seu corpo e o seu relógio biológico é a melhor maneira de compreender a que horas se deve deitar. E o mito de ter de dormir 8 horas por noite deve moldar-se ao seu dia e à sua necessidade de repousar. Não se vá deitar às 22h porque sabe que tem dormir 8 horas por noite – se não sentir cansaço, ir dormir cedo demais não vai ajudar. Oiça o seu relógio biológico, as horas de sono mudam consoante os dias e o stress.

  10. Experimente meditação:
    No final de dia de trabalho pode ser difícil passar de um modo ativo para um modo sereno, mas meditar pode ser uma solução. Um momento de reflexão psicológica e relaxamento físico vai despertar a vontade de relaxar e dormir. Aprender a limpar a mente e a focar-se na respiração - funciona sempre.
Tags: sono lifestyle saudável noite trabalho estudar vida social
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