Decoração

O cantinho mais inspirador de Lisboa

Especialista em cerâmica, Anna Westerlund concretizou o seu sonho na (TOGETHER), uma nova concept store que, fiel ao lema da partilha, irá cativar o seu lado mais criativo.
Por Vitória Amaral, 18.11.2019

O Chiado ganhou mais cor com a abertura da (Together) em junho de 2019. Trata-se do concretizar de uma visão antiga de Anna Westerlund que pretende trazer mais vida às peças criadas em atelier e estabelecer um contacto mais direto com o público. Além das peças de cerâmica de autor, ilustração e joalharia, o espaço também irá contar com um canto com flores secas cuidadosamente selecionadas, à medida de quem gosta de ter a primavera em casa durante todo o ano. A loja acolherá ainda atividades e workshops em diversas áreas criativas, o que fará deste um espaço de aprendizagem, aberto a todos.

Em termos criativos, como tem sido esta aventura na área da cerâmica?

Tem sido uma grande aventura. Quando terminei o curso de cerâmica os meus professores diziam que ninguém vivia da cerâmica. Não só é animador perceber que hoje em dia há muita gente a fazer cerâmica, como acho que o meu caminho também prova que, apesar de ser desafiante, é possível ter esta profissão. E é muito libertador perceber que aquilo que sonhei para mim, trabalhar numa área criativa, é possível. Todos os dias são diferentes e, em termos criativos, acho que tenho feito um caminho em que me mantenho fiel às minhas ideias e acabei por criar uma linguagem própria.

De que forma é que este tipo de trabalho manual se relaciona com a corrente slow living?

Do meu ponto de vista acho que é fundamental desacelerarmos em tudo. Nesse sentido, o trabalho manual lembra que nem tudo é imediato, que há coisas que demoram a fazer, que há objetos que têm um ritual a respeitar em termos de processo. E acho que no dia-a-dia precisamos também de voltar a ter rituais a respeitar o ritmo do nosso corpo e da Natureza e a não queremos tudo no imediato e em demasia.

Fale-nos um pouco mais sobre o conceito da (Together)?

Além de ser um espaço onde vendo as minhas peças, as da coleção e outras exclusivas, também lá se encontram outros objetos que complementam a minha linguagem. Daí o nome "Together" e não o nome da minha marca. Vejo a (Together) como um espaço que me inspira a criar e espero que também possa inspirar quem o visite.

Como é que surgiu esta ideia?

A (Together) surgiu como uma oportunidade de ter um espaço de venda Anna Westerlund. Uma oportunidade que não quis deixar escapar e que tem sido um desafio, um ótimo desafio!

O que é que este novo espaço vem acrescentar?

Estamos invadidos por marcas mundiais que existem em todas as cidades que visitamos. Nesse sentido, creio que fazem falta mais espaços que sejam um reflexo de quem habita a cidade, e que tornam o comércio de rua mais especial e diferenciador.

Pode revelar-nos alguns dos workshops e atividades que a (Together) irá receber?

Vamos ter workshops que são um reflexo daquilo que temos na loja. Workshops que tenham a ver com cerâmica, com flores, com desenho e com inspiração e objetos bonitos. Mais do que fazer workshops queremos proporcionar momentos inspiradores.

Quais as suas grandes inspirações?

A vida é uma grande inspiração, temos de olhar o mundo com olhos bem abertos porque tudo pode servir de inspiração. Confesso que, no meu caso, ela vem de tantos sítios diferentes que acho que é mesmo a vida que me inspira.

Tags: together loja anna westerlund cerâmica concept store decoração
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!