Comportamento

10 formas de se tornar numa pessoa melhor

A tarefa de se transformar em alguém melhor pode tornar-se adversa, mas não desespere! A resposta está em pequenos gestos diários para cuidar de si e de quem a rodeia.
Por Vitória Amaral, 07.02.2020

É normal sentir que podia estar a fazer mais para se melhorar a si mesma, mas, ao contrário do que se possa pensar, para tornar-se nalguém mais positivo, mais eficiente e mais atencioso, não tem de ser dura consigo mesma. Quanto mais cultivar a simpatia e a compaixão por si mesma, mais bem equipada estará para tratar os outros da mesma forma. E ajudar alguém é um grande passo para melhorar a sua própria disposição.

1. Esteja grata

Provavelmente já ouviu falar da importância da gratidão um milhão de vezes, mas a verdade é que estar-se grato pelo que já tem pode mudar a sua mentalidade, quer escreva num diário aquilo pelo qual agradece ou simplesmente se relembre todos os dias de estar grata pelas coisas simples da sua vida. Este ato pode ajudar a aliviar o stress, melhorar o sono e cultivar relações sociais mais positivas. Pode agradecer por qualquer coisa, quer se trate de uma pessoa, um momento ou o seu percurso pessoal.

2. Cumprimente toda a gente que conhece

Quer sorria a um estranho ou diga bom dia aos seus colegas de trabalho, faça um esforço por saudar quem a rodeia quando os vê. Ao fazê-lo notará que se sentirá mais presente e conectada com as pessoas à sua volta, mesmo que não tenham uma relação próxima.

3. Tente um detox digital

Desligar-se da tecnologia, mesmo que por um curto espaço de tempo, pode ser muito benéfico para o seu bem-estar. Na próxima vez que se encontrar sem nada para fazer, afaste-se do seu telemóvel por algumas horas e dedique-se a outra atividade que não envolva ecrãs como fazer uma caminhada, cozinhar ou encontrar-se com os seus amigos. Poderá começar por tirar  20 minutos, algumas horas ou até um dia sem os aparelhos eletrónicos, mas esta pausa ajudará a sua mente a descansar e a concentrar-se nas coisas que realmente lhe trazem alegria.

4. Seja amiga de si mesma

É fácil ser-se demasiado exigente consigo próproa, especialmente no que toca às suas falhas, mesmo que não se aperceba. Este discurso negativo na sua cabeça apenas serve para a desmotivar. Pratique o reconhecimento dos seus pontos fortes, pois muitas vezes vão ajudá-la a melhorar os fracos. Quando se encontrar numa situação difícil, seja uma boa amiga para si mesma e lembre-se dos esforços feitos até agora para ultrapassar dificuldades passadas, e de como também é capaz de o fazer neste momento. É importante tentar "apanhar-se" quando está prestes a dizer algo negativo sobre si mesma, o que com a prática conseguirá dominar.

5. Seja simpática com os outros

Pode parecer óbvio, mas ser amável com quem a rodeia pode fazê-la sentir-se menos isolada instantaneamente. Tente fazer algo simpático por alguém, mesmo que aleatoriamente como elogiar alguém, ajudar um estranho ou expressar o seu carinho por um amigo. Vai notar que o seu dia melhora automaticamente quando faz algo por pura bondade, aumentando também a sua gratidão pelo que tem.

6. Coma uma refeição com calma

Quando está a ter um dia caótico é naturalmente tentador apressar as refeições, mas comer de forma mais consciente e calma dá-lhe uma oportunidade de estar em sintonia com o seu corpo e mente. Demore o tempo que precisar a comer, tente apreciar os alimentos que tem à sua frente e desligar-se das preocupações ou distrações.

7. Durma bem

Uma noite mal dormida pode torná-la mal humorada pouco produtiva ao longo do dia, por isso é essencial dormir entre sete a oito horas por noite. Tente procurar formas de melhorar também a qualidade do seu sono como reduzir o consumo de cafeína ao fim do dia, meditar, tomar um banho ou duche antes da hora de dormir ou até mesmo tomar um suplemento natural de melatonina.

8. Arrume a casa durante 30 minutos

A forma como vê a sua casa pode influenciar o tempo que passa lá, por isso da próxima vez em que tiver meia hora livre, trate das tarefas domésticas mais simples, aquelas que ajudem a manter a sua casa mais arrumada e limpa, como organizar a sua sala de estar, varrer o chão ou simplesmente acender uma vela. Depois, aproveite o seu espaço reavivado.

9. Perdoe-se a si e aos outros

Guardar rancor e arrependimento só a magoa a si e a quem ama. Quando uma memória dolorosa reaparece, todo o seu comportamento e disposição são inevitavelmente afetados. Imagine-se a largá-las, como um balão, para se focar em bons pensamentos para o futuro.

10. Cuide de si
Cuidar de si não é apenas sinónimo ir ao spa, também se trata de garantir que tem mesmo tempo para si e para restaurar o seu bem-estar mental e físico. Há muitas formas de o fazer, como falar com alguém querido, ouvir uma música que lhe traga boas memórias, exercitar-se ou até mesmo respirar fundo. Estas não precisam de ser atividades que lhe ocupem muito tempo, mas faça questão de as incorporar no seu dia-a-dia. Vai notar um aumento na sua disponibilidade física e mental para o que quer que o dia de amanhã lhe traga.
Tags: comportamento lifestyle desenvolvimento pessoal hábitos
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!