Notícias Máxima

Ser ou não ser da classe média

Culturas

Ser ou não ser da classe média

Qual é o verdadeiro poder das classes médias portuguesas? Como evoluíram as mulheres destas classes ao longo das últimas décadas? Quão complexo e debatível continua a ser este conceito? De uma perspetiva feminina, conversámos espontaneamente sobre o tema com Lígia Ferro, uma das autoras do recente livro As Classes Médias em Portugal: Quem são e como vivem.
Por Rita Silva Avelar, 07:00

Notícias Máxima

 As confissões de Mayra Andrade

Culturas

As confissões de Mayra Andrade

Os concertos nos coliseus de Lisboa e Porto ficam temporariamente suspensos, mas vale a pena continuar a ouvir o som de Mayra Andrade em casa. Manga, o seu mais recente disco, é não só um reflexo da sua maioridade artística mas também um fruto do processo de evolução pessoal, que ela própria explica numa entrevista disponível na edição de abril da Máxima. Conheça agora algumas das rotinas e dos rituais da cantora cabo-verdiana.
Por Rita Lúcio Martins, 23.03.2020
Se está em casa, vá ao museu!

Culturas

Se está em casa, vá ao museu!

A atual pandemia impôs restrições como muitos de nós nunca vimos. Entre elas o fecho de inúmeras instituições culturais. Mas o facto de vivermos na era digital traz novas soluções e, enquanto a porta do museu se fecha, abrem-se muitas janelas online.
Por Carolina Carvalho, 18.03.2020

Notícias Máxima

A fada madrinha da moda americana

Moda

A fada madrinha da moda americana

Se o nome Eleanor Lambert não lhe diz nada, vale a pena saber que se trata da mulher que criou as bases da Semana de Moda de Nova Iorque, que começou a tornar os criadores de moda em celebridades e a tratar da sua comunicação. O Museu do FIT (Nova Iorque) dedica-lhe uma exposição enquanto o recém lançado livro conta a história de outro legado seu, a lista das pessoas mais bem vestidas da Vanity Fair.
Por Carolina Carvalho, 16.03.2020
Dia da Mulher: “As mulheres têm medo”

Culturas

Dia da Mulher: “As mulheres têm medo”

Numa época em que a luta pela igualdade de género está, mais do que nunca, na ordem do dia e porque se celebra o Dia Internacional da Mulher, nove mulheres de diferentes áreas da sociedade portuguesa partilham um testemunho o que a nova década pode trazer à condição feminina. Partilhamos aqui o testemunho de Clara Ferreira Alves, enquanto o artigo completo pode ser lido na Máxima de março, agora nas bancas.
Por Carolina Carvalho, 08.03.2020