Culturas

Steve McQueen: um artista e duas exposições

Seja como realizador de cinema ou como artista contemporâneo, Steve McQueen tem obra aclamada pela crítica em ambas as áreas. A galeria londrina, Tate Modern, presta-lhe homenagem com uma exposição retrospetiva que acaba de inaugurar. Em simultâneo está já a decorrer outra exposição do artista na Tate Britain, também na capital britânica.
Por Carolina Carvalho, 14.02.2020

Na atualidade, nós conhecemos o realizador Steve McQueen por filmes como Fome (de 2008), Vergonha (de 2011) e Viúvas (de 2018) e o vencedor do Óscar de Melhor Filme, 12 Anos Escravo (de 2013). Todos foram aclamados pela crítica, mas antes do cinema McQueen tinha no currículo uma vida como artista e foi vencedor do Turner Prize, em 1999, o prémio de maior prestigio no Reino Unido para as artes visuais. Entre 13 de fevereiro e 11 de maio, a Tate Modern, em Londres, presta homenagem ao artista com uma grande exposição de nome Steve McQueen que percorre duas décadas da sua carreira.

Entre 14 grandes obras que incluem filme, fotografia e escultura, pode ser visto o primeiro filme deste realizador inglês, Exodus (de 1997), filmado numa câmara Super 8, assim como é explorada a sua influência em outros artistas. Mesmo depois de se entregar à realização de filmes de cinema, Steve McQueen manteve-se próximo dos museus criando obras que têm por base imagens em movimento pensadas especialmente para espaços museológicos.

Em simultâneo, na Tate Britain, estará em exibição, até 3 de maio, a exposição Steve McQueen Year 3. Tendo como ponto de partida a clássica fotografia de turma que se tira tradicionalmente na escola, McQueen convidou, em Londres, todos os alunos do 3.º ano a serem fotografados para este projeto, independentemente de frequentaram a escola ou de terem aulas em casa. As imagens são assinadas por fotógrafos especializados da própria Tate e a exposição é gratuita. O museu considera este trabalho bastante ambicioso, uma vez que traça um retrato do futuro da sociedade da capital britânica.

Steve McQueen
Onde? Tate Modern, Londres
Quando? De 13 de fevereiro a 11 de maio de 2020

Steve McQueen Year 3
Onde? Tate Britain, Londres
Quando? De 12 de novembro de 2019 a 3 de maio de 2020

Tags: exposição londres tate britain tate modern steve mcqueen fotogarfia filme turner prize
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!