Viagens & Gourmet

Stairwell, a fusão de sabores nórdicos com a cozinha portuguesa

O restaurante é português, a gastronomia que por lá impera também. Mas a inspiração do chef Gonçalo Caratão é do mundo, já que esteve em cozinhas dinamarquesas durante vários anos.
Por Rita Silva Avelar, 19.10.2018

O número 139 da rua da Misericórdia, em Lisboa, tem um novo inquilino. Assim que entramos pela porta principal do Stairwell (o vidro no chão deixa à mostra várias garrafas de vinho) notamos logo a decoração portuguesa, com azulejos misturados com plantas tropicais. Estamos no Stairwell Wine Bar & Creative Food, o novo restaurante do grupo Porto Santa Maria, que abriu no Chiado em junho passado.

"Há 13 anos decidi ir para a escola de hotelaria tirar o curso de cozinha, ainda não tinha grande experiência. Fui um pouco a medo, porque era um tiro no escuro. A paixão cresceu na escola de hotelaria, e também durante um estágio no restaurante Eleven, e depois no Restaurante Fortaleza do Guincho, ambos detentores de estrelas Michelin", começa por contar o chef Gonçalo Caratão, aos comandos do Stairwell. Depois de se ter formado em Portugal, rumou à Dinamarca. "Copenhaga pareceu-me, na altura, a escolha certa, porque era chamada a nova capital da gastronomia europeia. Meti as malas às costas e experimentei ir, fiquei num restaurante chamado Marchal durante três anos (…) e estive ainda um ano noutro sítio. Depois, tive saudades de casa." A experiência "nórdica" de Caratão e o amor pelo país onde nasceu evidenciam-se na carta "desenhada" pelo chef. Legumes, caviar e carne são três elementos comuns na carta do Stairwell, que nasceu de mãos dadas com o vinho, para que ambos brilhassem nas criações gastronómicas. Há peixe e carne entre os pratos de assinatura, que passam pela garoupa com migas de coentros e berbigão, as bolinhas de alheira, o arroz de pato, ou o grão negro e as gambas ‘à guillo’, que o Porto de Santa Maria celebrizou.

Sabores que são quase sempre aromatizados com vinhos especiais, escolhidos por José Peixoto, um dos nossos melhores sommeliers, de uma carta onde figuram 130 vinhos nacionais, de norte a sul do país.

Onde? Rua da Misericórdia, 139, Lisboa. Quando? Todos os dias das 17h à meia-noite. Fecha à segunda-feira. Reservas 21 347 16 44

     

 

Tags: stairwell stairwell wine bar creative food chiado restaurante restaurante lifestyle gonçalo caratão
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!