Culturas

Se está em casa, vá ao museu!

A atual pandemia impôs restrições como muitos de nós nunca vimos. Entre elas o fecho de inúmeras instituições culturais. Mas o facto de vivermos na era digital traz novas soluções e, enquanto a porta do museu se fecha, abrem-se muitas janelas online.
Por Carolina Carvalho, 18.03.2020

Há museus, teatros e tantas outras instituições artísticas que, mais do que referências na sua respetiva área, se tornaram espaços do mundo enriquecidos pela partilha cultural que neles se concentra. Perante a atual pandemia e as restrições de circulação nas ruas de inúmeras cidades e concentração de pessoas em espaços públicos, muitas destas instituições culturais fecharam as suas portas, temporariamente. Quando o Louvre fecha, algo de errado se passa com Paris e assim aconteceu com tantos outros espaços. Em Londres alguns museus tentaram manter-se em funcionamento até ao limite, mas esta quarta-feira dia 18 de março, referências internacionais como o British Museum e o Victoria & Albert Museum também vão fechar. Contudo, estar no século XXI e viver na era da tecnologia e da comunicação rápida traz, não só muitas vantagens, como soluções. Mesmo sem sair de casa, um ecrã é uma janela para o mundo e, além de conteúdos digitais em que muitos museus já apostavam, há também as iniciativas do momento. Estas são algumas sugestões.

Visitas virtuais

Na plataforma Google Arts & Culture é possível visitar centenas de museus. Através deste link entra-se numa galeria com as instituições disponíveis, na qual constam alguns dos mais famosos museus do mundo e 36 instituições portuguesas. Cada museu tem uma oferta própria que pode passar por ver uma obra conhecida no seu contexto de exibição ou fazer uma visita virtual por uma galeria de exposição. O Museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia) pode ser visitado através deste vídeo no canal de Youtube da Apple, uma vez que foi feito para a promoção do iPhone 11 Pro. A "visita" dura aproximadamente 5 horas e 20 minutos. Afinal este é um dos maiores museus do mundo. O Museu do Louvre, que está encerrado, também proporciona 3 visitas virtuais que estão disponíveis no site do próprio museu.

Canais de Youtube 

Museus como o MoMa (Museu de Arte Moderna) ou o Metropolitan Museum of Art, ambos em Nova Iorque, estão, temporariamente, encerrados. Contudo ambos os museus tinham já canais próprios de Youtube com uma oferta bastante variada de vídeos que pode agora ser (re)visitada. É no Met (como é vulgarmente conhecido) que se encontra também o Costume Institute, o museu de moda e traje onde todos os anos se realiza a famosa Met Gala (cuja edição de 2020 já foi adiada). O canal de Youtube do museu conta com uma secção de moda na qual pode ser encontrada uma playlist só dedicada a exposições e eventos de mod e que incluiu, por exemplo, visitas às mostras anuais do Costume Institute guiadas pelo curador, Andrew Bolton. Em Londres, depois da Tate Britain ter encerrado as suas galerias, foi a vez dos gigantes British Museum e Victoria & Albert Museum anunciarem que fecham, temporariamente, as portas a partir de dia 18 de março. Embora estas três instituições não possam ser visitadas fisicamente, a ligação ao público continua através dos canais digitais, uma vez que todos eles proporcionam canais de Youtube recheados de conteúdos.

Ópera

Uma ópera por dia… É o que oferece a Metropolitan Opera, de Nova Iorque. A iniciativa Nighyly Met Opera Streams consiste na transmissão de uma ópera por noite (horário de Nova Iorque) que tenha estado em palco nos últimos 14 anos. E cada espetáculo está disponível no site durante 20 horas, ou seja, até à transmissão da próxima. A Metropolitan Opera fechou as portas no passado dia 12 de março, devido às medidas de contenção por causa do coronavírus e esta iniciativa arrancou na última segunda-feira, dia 16, com a ópera Carmen, de Bizet. Veja aqui a lista de espetáculos.

Tags: coronavirus museus exposições arte youtube google ópera pandemia
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!