Culturas

Seis exposições de retratos para ver em março

Exposições que retratam pessoas, épocas, famílias ou espaços são as nossas sugestões culturais para este mês de março.
Por Carolina Carvalho, 12.03.2019

Pessoas

Em Londres, a National Portrait Gallery rende homenagem a um fotógrafo inglês muito especial. A exposição Only Human: Martin Parr (de 7 de março a 27 de maio) foca-se num dos seus temas de eleição: as pessoas. A mostra conta com retratos tirados por todo o mundo e com o olhar irónico do fotógrafo. Esta seleção reúne imagens bem conhecidas e outras nunca antes exibidas com o objetivo de abordar as características típicas dos britânicos, assim como descobrir o que hoje é a identidade britânica.

Only Human: Martin Parr

Onde? National Portrait Gallery, Londres

Quando? De 7 de março a 27 de maio

Épocas

A década de 1980 foi de mudança para Paula Rego, tanto pessoal como profissionalmente. No âmbito artístico é nesta década que desaparecem as colagens e aparece o universo de animais que se tornou tão característico da obra da artista. Por isso mesmo, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, apresenta a exposição Paula Rego: Anos 80, até 26 de maio, e reúne em sete salas temáticas uma série de obras dessa década, cuja grande maioria pertence a coleções privadas. Em Madrid, a exposição Toulouse-Lautrec y el Espíritu de Montmartre, patente no Caixa Forum, até 19 de maio, convida a uma visita histórica pelo ambiente cultural de Paris na viragem dos séculos XIX e XX, através de 350 obras de arte e do efervescente bairro de Montmartre.

Paula Rego: Anos 80

Onde? De 13 de dezembro de 2018 a 26 de maio de 2019

Quando? Casa das Histórias Paula Rego, Cascais

Toulouse-Lautrec y el Espíritu de Montmartre

Onde? De 20 de fevereiro a 19 de maio

Quando? Caixa Fórum, Madrid

 

Realeza

O Palácio de Buckingham pode estar aberto ao público num curto período durante o verão, mas a Queen’s Gallery, mesmo ao lado, está aberta o ano inteiro e exibe a coleção de arte real. Até 28 de abril está patente nesse espaço a exposição Russia: Royalty & The Romanovs que conta a história de três séculos de relação entre as dinastias inglesa e russa em 300 peças de arte, como quadros, joias, livros, roupas, cartas e fotografias e entre elas três ovos Fabergé e um vestido da princesa Charlotte, filha do rei George IV. Os laços entre as duas famílias reais estreitaram-se quando o imperador Pedro, o Grande, visitou a Grã-Bretanha, em 1698, e continuaram durante o reinado de 63 anos da rainha Victoria (de 1837 a 1901) durante o qual a Rússia teve quatro imperadores.

Russia: Royalty & The Romanovs

Onde? The Queen’s Gallery, Buckingham Palace, Londres

Quando? De 9 de novembro a 28 de abril

 

Artistas 

Amesterdão assume-se como uma capital da Arte durante os próximos meses. No Museu Van Gogh, a exposição Hockney ? Van Gogh: The Joy of Nature junta dois mestres da cor e de épocas diferentes num diálogo sobre Natureza, de 1 de março a 26 de maio. O Rijksmuseum, por seu lado, celebra os 350 anos da morte de Rembrandt com um ano inteiro de celebração sob o tema Year of Rembrandt. A exposição All the Rembrandts marca o arranque dos festejos e homenagens ao artista do século XVII com a exibição inédita de todos os 22 quadros, 60 desenhos e mais de 300 gravuras da coleção do museu. Para visitar até 10 de junho.

Hockney - Van Gogh: The Joy of Nature

Onde? Van Gogh Museum, Amesterdão

Quando? De 1 de março a 26 de maio

All the Rembrandts

Onde? Rijksmuseum, Amesterdão

Quando? De 15de fevereiro a 10 de junho

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!