Mundo

Radar Máxima

O que há para saber esta semana? Descubra aqui.
Por Máxima, 15.04.2016
Steve McCurry em Lisboa
Lembra-se da capa da National Geographic com a rapariga afegã? É da autoria de Steve McCurry. A obra deste fotógrafo americano é bem conhecida e pode agora ser vista em Lisboa, na Barbado Gallery (Rua Ferreira Borges 109 –A), onde inaugurou este fim de semana a exposição Índia, de Steve McCurry. O artista percorreu o mundo de máquina em punho e, além do trabalho para a imprensa, publicou livros que registam os cerca de 30 anos de carreira. Esta é a primeira exposição individual em Portugal e conta com 20 obras que se dedicam a um único tema: são imagens captadas entre 1983 e 2010 na Índia. Para visitar até 9 de junho. Veja aqui


Duques de Cambridge na Índia
Os duques de Cambridge começaram ontem uma viagem de sete dias pela Índia e o Butão. No domingo aterraram em Bombaim para um dia intenso e na segunda-feira viajam para Nova Deli. Como todos os eventos em que Kate Middleton está envolvida, a curiosidade sobre o quadra-roupa da duquesa nesta viagem está ao rubro. O primeiro look teve assinatura de Alexander McQueen e deixou a fasquia muito elevada para o resto da viagem. Prometemos mostrar-lhe todos os looks aqui no site da Máxima como já fizemos quando os duques partiram em viagem oficial à Austrália e à Nova Zelândia com o seu pequeno príncipe George, recorda-se?


O futuro da moda
Na edição do próximo fim de semana a revista T (New York Times) faz capa com o tema The Age of Influence. Dois dos nomes que mais estão a dar que falar no mundo da moda - Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, e Demma Gvasalia, diretor da Balenciaga – tomaram as rédeas de duas casas icónicas e juntam-se (pela primeira vez) para uma entrevista que já pode ler aqui.


E mais mudanças…
O mundo da moda anda com algumas mudanças e não se trata apenas de tendências. Primeiro, as alterações que alguns criadores de moda resolveram fazer ao calendário de desfiles abalou o sistema, dividiu opiniões e colocou na ordem dia a expressão See now, buy now. Na edição de abril da Máxima (agora nas bancas) exploramos precisamente este tema no artigo O Futuro da Moda. Mas o Business of Fashion apanha a boleia das mudanças e leva a questão para outro nível, Is Fashion Ready for the AI Revolution? pergunta o Business of Fashion. Numa indústria tão receptiva às novas tecnologias quais as mudanças que também estas podem desempenhar num futuro próximo? Vale a pena ler este artigo.

Let’s get physical?
Já está prometido que com a edição de maio da Máxima vai também sair um suplemento Fitness & Beauty recheado de ideias. Talvez seja demais dizer que o desporto está na moda, mas a moda está decididamente interessada no desporto. Por isso enquanto o acabamos o suplemento aqui pela redação veja aqui um artigo do Business of Fashion e veja a “ginástica” que algumas marcas estão a fazer para competir com os gigantes no terreno da roupa desportiva.

Uma mulher alfaiate
No seu site, o jornal inglês The Telegraph traz-nos a história daquela que dizem ser a primeira mulher alfaiate em Savile Row. A mítica rua da cidade de Londres conhecida pela variedade e qualidade das suas alfaiatarias.

Os visionários
Ainda pelo mesmo jornal, na secção Telegraph Luxury foi publicada a lista dos Visionaries 2016. Veja aqui quem são os 14 magníficos e a sua obra, de áreas tão variadas como as artes, a tecnologia, ou a ciência.

A Julieta de Pedro Almodóvar
No final da semana passada estreou em Espanha o novo filme de Pedro Almodóvar, Julieta. Por cá o filme só estreia lá para Setembro por isso, além do trailer, sugerimos que visite dois artigos: Enquanto a Smoda relembra algumas das personagens femininas do realizador espanhol, a Telva chama a atenção para o papel que a moda desempenha neste novo filme.

Nos bastidores da Casa Branca
Enquanto a corrida à Casa Branca decorre a Vanity Fair americana publica no seu site um artigo sobre quem olha sempre para as eleições presidenciais de uma perspetiva especial: os cerca de 100 funcionários da Casa Branca. Kate Andersen Brower assina este artigo numa altura em que lança o seu novo livro First Women: The Grace and Power of America's Modern First Ladies (Harper Collins). A autora já tinha mergulhado nos segredos da mais famosa residência americana para o livro que publicou no ano passado: The Residence: Inside the Private World of the White House.

Vem aí a gala do Costume Institute (e traz um documentário!)
Em maio é imprescindível marcar na agenda a abertura da exposição de primavera do Costume Institute do Metropolitan Museum de Nova Iorque. Já sabemos que a exposição deste ano se chama Manus x Machina: Fashion in the Age of Technology e vai estar aberta de 5 de maio a 14 de agosto. Mas enquanto a exposição está a ser criada acaba de ser lançado o trailer do documentário The First Monday of May que acompanha a construção da exposição do ano passado China: Through The Looking Glass e a respectiva festa de abertura, considerada por muitos o maior evento de passadeira vermelha do ano. Os protagonistas são Anna Wintour, Andrew Bolton (curador do Costume Institute) e, claro, extraordinárias peças de moda. Este filme vai abrir o festival de cinema de Tribeca no próximo dia 13 de abril e tem estreia marcada nos EUA três dias depois. Veja aqui o trailer e reveja aqui a gala do ano passado.

O poder das mulheres solteiras?
Segundo o artigo no site da Smoda La revolución de las solteras y su imparable fuerza social esta questão passou a ser uma afirmação. O tema fez capa da New York Magazine no final do passado mês de fevereiro e pode ler uma adaptação aqui. Segundo refere o artigo logo a abrir “A mais poderosa votante este ano, que nos seus rápidos e crescentes números se tornou uma categoria de cidadão inteiramente nove, é a mulher americana solteira.” Parece que o tema já deu muito que pensar e que estudar e não faltam estatísticas e exemplos.

Por Carolina Carvalho
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!