Mundo

Primeira mercearia social abre em Lisboa

Já abriu e permitirá a mais de 360 famílias adquirirem consumíveis alimentares, mediante uma moeda de troca própria: “Santo António”.
Por Máxima, 18.04.2016
A Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) e a Freguesia de Santo António (FSA) inauguraram a primeira Mercearia Social em Lisboa, um conceito pioneiro de responsabilidade social que vai ajudar muitas famílias. Esta iniciativa, desenhada pelo projeto Valor Humano da FSA, enquadra-se no programa Lojas Sol, desenvolvido em parceria entre a Fundação PT e a Social Mind com o objetivo de apoiar as comunidades na sustentabilidade e dinamização de projetos sociais.

Nesta Mercearia Social, exclusivamente dirigida aos cidadãos da freguesia com condições socioeconómicas sensíveis, identificados pelo Departamento de Ação Social da Freguesia, é possível escolher os produtos alimentares pretendidos, de acordo com as necessidades específicas do agregado familiar. A aquisição dos bens é efetuada através de créditos especiais – notas simbolizando o "Santo António" e não euros – atribuídos aos cidadãos de acordo com o agregado e as condições de cada família. A sustentabilidade da loja é garantida pelos acordos de parceria estabelecidos pela FSA com comerciantes locais. Esta iniciativa segue as melhores práticas e permite evitar o desperdício alimentar, aumentar a autoestima de cada beneficiário, procurando dignificar o apoio social.

Com este conceito inovador, a Mercearia Social da FSA vem diversificar o projeto Lojas Sol, no âmbito do qual a Fundação PT tem vindo a apoiar a implementação e dinamização de lojas sociais como forma de promover a sustentabilidade dos projetos sociais e dar visibilidade a casos de sucesso. São exemplo as lojas sociais agregadas pela Comissão Social da Junta de Freguesia de Águas Livres e as lojas dos mercados de São Bento, da Reboleira e da Buraca, nas quais as instituições podem vender produtos doados, a preços simbólicos. O valor angariado reverte essencialmente para a aquisição de bens alimentares, a distribuir pelas famílias mais carenciadas e para os projetos de ação social da instituição gestora de cada loja.

Aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, na Calçada do Moinho de Vento, 3 (junto ao Jardim do Torel).
Tags: fundação portugal telecom fundação pt freguesia de santo antónio mercearia social lisboa valor humano fsa lojas sol
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!