Mundo

Prémio Pessoa 2017: o arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor

A 31.ª edição dos prémios decorreu no Palácio de Seteais, em Sintra, e elegeu o arquiteto português Manuel Aires Mateus como o vencedor deste ano.
Por Rita Silva Avelar, 15.12.2017
Todos os anos o Prémio Pessoa atribui uma distinção a uma personalidade portuguesa que tenha tido uma "intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica", e este ano essa distinção coube ao arquiteto português Manuel Aires Mateus. O Júri do prémio – cuja cerimónia de entrega decorreu hoje, 15 de dezembro, no Palácio de Seteais – foi composto por Francisco Pinto Balsemão (presidente), Emídio Rui Vilar (vice-presidente), Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques. 
Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963, licenciou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1986, e trabalhou com o arquiteto Gonçalo Byrne de 1983 a 1988. Deu aulas na Graduate School of Design de Harvard. Hoje, além de dirigir o seu próprio atelier Aires Mateus, também leciona na Accademia di Architettura de Mendrisio, na Suíça.
 
O vencedor da edição passada foi o tradutor, ficcionista, ensaísta e poeta Frederico Lourenço, responsável pela tradução a solo da Bíblia, a partir do grego antigo.
 
O Prémio Pessoa 2017 é uma iniciativa do jornal Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, que já vai na 31.ª edição e tem um valor monetário de 60 mil euros.
Tags: prémio pessoa 2017 arquitecto júri prémio pessoa emídio rui vilar bíblia palácio de seteais manuel aires mateus francisco pinto balsemão ana pinho antónio barreto clara ferreira alves graduate scholl josé luís porfírio diogo lucena eduardo souto de moura maria manuel mota maria de sousa pedro norton rui magalhães baião
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!