Culturas

Paula Rego recebe em Londres a Medalha de Mérito Cultural

A reconhecida pintora portuguesa foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pela ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Por Marta Vieira, 17.07.2019
A condecoração do Governo português é uma homenagem à artista e um reconhecimento do seu trabalho ao longo das últimas décadas. O prémio referido é atribuído a personalidades que, de alguma forma, tenham feito uma extraordinária contribuição para a cultura e as artes nacionais.

Graça Fonseca, ministra da Cultura, entregou o prémio no estúdio da artista, em Londres. A cerimónia privada contou com a presença de Caroline e Nick Willing, os filhos da pintora, da assistente, Lila Nunes e ainda do embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes. "É um gesto simbólico, com tudo o que isso significa, mas faltava este reconhecimento com a Medalha de Mérito Cultural do Governo do seu país, do Governo de Portugal, e que era importante que fosse feito", declarou Graça Fonseca.

Para além da condecoração, a ministra visitou ainda exposição dedicada a Paula Rego no museu MK Gallery, em Milton Keynes, Londres, a retrospetiva Paula Rego: Obediência e Desafio. No total são mais de 80 trabalhos entre desenhos, gravuras e pinturas em grandes telas, desde 1960 até 2011. A mostra está aberta ao público até 22 de Setembro, segundo depois para Edimburgo e Dublin, e conta também com obras inéditas de coleções particulares e presentes da artista para os seus amigos. Posteriormente, a exposição estará em digressão na Escócia (Edimburgo) e na Irlanda (Dublin).

Nascida em Portugal em 1935 é uma das mais influentes artistas contemporâneas da Europa. Estudou pintura na Slade School of Fine Art, em Londres, e divide o tempo entre o Reino Unido e Portugal. Em 2009 abriu o museu Casa das Historias Paula Rego, em Cascais, dedicado à sua obra. O seu trabalho faz parte de algumas das mais prestigiadas coleções de arte pública do mundo.

Tags: paula rego londres exposições
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!