Mundo

Os melhores sítios para ler em Lisboa

A Mygon selecionou os cinco melhores espaços de leitura em Lisboa.
Por Máxima, 25.05.2016
A Mygon - plataforma online que disponibiliza de forma única e georreferenciada promoções e descontos, informações, fotografias, opiniões e preçários de milhares de espaços - acaba de lançar o Top 5 dos melhores locais para se ler um livro em Lisboa.

LER DEVAGAR

Quem entra neste espaço em Alcântara, percebe de imediato que o local transmite o estado de espírito do nome. Aqui é mesmo para Ler Devagar e deixar-se envolver pela imaginação. Nesta livraria que já está entre as 10 mais belas do mundo, há uma bicicleta voadora e paredes forradas por milhares de livros. Para além de um espaço repleto de livros a Ler Devagar acolhe uma programação regular de atividades culturais (lançamentos, exposições, teatro, música).

 

POIS, CAFÉ

Numa das zonas mais turísticas de Lisboa, em Alfama junto à Sé, encontra-se o Pois, Café. O nome nasceu da graça que duas austríacas acharam à palavra "pois" que os portugueses tantas vezes dizem. Com um ambiente familiar, quem aqui entra sente-se como se estivesse em casa, há sofás e mesas inspiradas em cidades que lhes dão nome, onde pode repousar e deixar as horas passar viajando pelas estórias dos livros. Se vier sem livro, aqui há muitos à disposição, mas se quiser levar um para casa tem de deixar outro em troca. Ao juntarmos as especialidades austríacas bem doseadas com o sabor português temos o local perfeito para passar bons momentos.

 

CHIADO CLUBE LITERÁRIO

Fica na Avenida da Liberdade este espaço que pertence à Chiado Editora. O Chiado Clube Literário & Bar reúne num só espaço os conceitos de livraria, bar e clube literário. Nas estantes existem mais de duas mil referências, devidamente dispostas por temáticas, tanto da Chiado Editora como de outras editoras. Pode ler os livros ali mesmo, consultá-los apenas ou até comprar. O espaço, composto por sofás, mesas de apoio com candeeiros, convida à evasão na leitura e apesar do ambiente de biblioteca, há sempre música ambiente. Pode acompanhar a leitura com uma bebida e tem também algumas opções leves para petiscar. Este é também um espaço pensado para receber fóruns de poesia, workshops de escrita criativa e lançamentos.

AQUI HÁ GATO

É o primeiro cat café em Portugal e fica na Calçada da Estrela, em pleno coração da capital. Bruno, Bruna, Tomé, Tâmara, Baguete e Nessie, são os "donos" do espaço e a prova de que o nome é mesmo verdade. No Aqui há Gato, prepare-se para fazer umas festas enquanto lê um livro ou bebe um café. O espaço está dividido em duas zonas, a cafetaria e a biblioteca, mas quase que não vai notar porque é apenas um vidro que o separa. Isto porque a legislação portuguesa impede a presença de animais em espaços públicos de alimentação. Há romances, livros infantis, em português, inglês e de receitas, dispostos em móveis antigos que pertenceram à família dos donos.

 

CABINE DE LEITURA

Situada na Praça de Londres, esta é uma cabine telefónica muito especial e nada convencional. Trata-se de uma cabine telefónica inglesa transformada numa minibiblioteca livre. A Cabine de Leitura é uma iniciativa comunitária e funciona com uma lógica simples: quem vem traz um livro e leva outro para ler. Se tiver livros que já não utilize, pode partilhá-los nesta cabine, onde há livros para todas as idades.

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!