Mundo

Os mais felizes aprendem melhor

Cientistas portugueses coordenaram um estudo que mostra como a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade, afeta a aprendizagem.
Por Aline Fernandez, 05.07.2018

A serotonina, neurotransmissor que é sobretudo responsável pelo humor e pela sensação de bem-estar e felicidade, acelera a aprendizagem. A descoberta é de uma equipa internacional de cientistas do Centro Champalimaud, em Lisboa, desenvolvido em conjunto com a University College London.

Os resultados da série de experiências realizadas com ratos foram publicados no fim de junho na revista Nature Communications. Sabe-se assim que a serotonina não tem apenas um papel agradável ou gratificante, desempenhando uma função muito mais complexa. No estudo ficou demonstrado que o neurotransmissor aumentou a velocidade de aprendizagem, quando estes foram ativados com luz laser – através de uma técnica chamada optogenética –, e os ratos conseguiram adaptar o seu comportamento mais rapidamente.

Já em 2015, os cientistas do Centro Champalimaud Madalena Fonseca, Masayoshi Murakami e Zachary Mainen publicaram um artigo na revista Current Biology onde se afirmava que, quanto mais serotonina um rato tivesse no cérebro, mais paciente o animal seria, ou seja, maior seria o intervalo de tempo em que ele iria esperar por uma recompensa. Este ano, o mesmo grupo, ao qual se juntaram Kiyohito Ligaya e Peter Dayan, ambos da University College London, descobriu novos dados sobre o neurotransmissor.

O próximo passo será o de aprofundar o quanto a serotonina influencia a aprendizagem e perceber como é que este efeito se relaciona com outros, como na promoção da paciência. Mas já podemos acreditar que a felicidade e o bem-estar também contribuem para o conhecimento.

Tags: feliz felicidade aprender aprendizagem cientistas portugueses estudo serotonina neurotransmissor centro champalimaud lisboa university college london londres nature communications madalena fonseca masayoshi murakami zachary mainen kiyohito ligaya peter dayan ciência
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!