Mundo

"OLI", A AZEITONEIRA PORTUGUESA, GANHA PRÉMIO INTERNACIONAL

Miguel Pinto Félix galardoado com o mais prestigiado prémio na competição anual que premeia os melhores no mundo - A'Design Award & Competition
Por Máxima, 31.05.2016

Com um objeto visual minimalista que transmite graciosidade e leveza, alegria e sonoridade, de leitura universal, Miguel Pinto Félix marcou a diferença na vertente Bakeware, Tableware, Drinkware and Cookware Design do prestigiado concurso A'Design Award.O autor justifica a criação desta peça numa perspetiva utilitária.

"Oli" é um objeto em porcelana pintado de preto no exterior, completamente vidrado e dividido na horizontal em duas partes iguais. A base é uma taça para servir as azeitonas e a parte superior é um depósito para os caroços os quais são retirados através de uma tampa amovível que permite a limpeza da peça.

A par de todo o destaque que os vencedores alcançam, nomeadamente pela visibilidade facultada em imprensa internacional da especialidade, estes prémios contribuem para o ranking mundial de design, classificação em que Portugal tem vindo a afirmar-se. O nosso país ocupa o 17.º lugar desta classificação que é liderada pelos Estados Unidos e na qual, nos lugares de topo, figuram as grandes potências mundiais, com grande destaque para os Tigres do Pacífico (Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura e Taiwan), China e Japão.

A peça de Miguel Pinto Félix já está no mercado e apresenta-se como "a azeitoneira portuguesa para todas as azeitonas do mundo". "Oli" deriva da palavra latina olea, sendo o diminutivo do fruto curvilíneo e feminino da oliveira, a azeitona. É um objeto com design que une a função prática à estética. A escolha de porcelana ficou a dever-se ao valor do material em si e sua usabilidade.

 

"O objetivo era criar uma azeitoneira que permitisse valorizar a azeitona, que neste caso é a forma por si só e, simultaneamente, evitar que os caroços perturbassem a aparência estética da peça", destaca Miguel Pinto Félix, designer que vinca a forma como se concilia a estética e a função, contendo simultaneamente as azeitonas e os caroços.

 

"Esta peça foi pensada por mim e para mim enquanto cliente, pois sempre achei que os caroços incomodavam quem gosta de comer azeitonas. É algo que pode ser escondido", sustenta Miguel Pinto Félix que confidencia a importância que a oliveira assume no seu processo criativo, de que é exemplo "Platu", outro objeto de design por si desenvolvido, específico para a degustação do azeite com o pão.

 

Miguel Pinto Félix é diretor de arte do estúdio MPFX design, instalado no Porto desde 1994. Desenvolve marcas, embalagens e produtos em suportes real ou digital, relacionado com a sua promoção. Colabora com diferentes áreas de especialização, o que permite alcançar elevados padrões de qualidade nos produtos gerados.

Tags: miguel pinto félix oli mpfx design cookware design portugal estados unidos hong kong coreia do sul singapura taiwan china porto a'design award & competition
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
1 Comentários
PLATU by mpfxdesign (Y)
01.06.2016 @facebook
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!